terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Abóbora Espaguete - Abóbora Spaghetti - Abóbora Macarrão

image
São plantas anuais, rasteiras, da família das cucurbitáceas. 90-100 dias para a coleita (IMPORTANTE: este prazo e sempre contando desde o transplante das plântulas ao lugar definitivo, não desde a semeadura o germinação!)
Descrição: Planta anual, monóica (flores macho e fêmea na mesma planta), de rápido crescimento, alcançando ate 5 m. Cada planta produz de 5 a 7 frutos, que podem ser guardados por um longo tempo.
Pode ser semeada no lugar definitivo, ou em saquinhos ou embalagens que permitam o transplante sem mexer nas raízes. Transplantar quando a mudinha e bem pequena, antes de que apareçam o segundo par de folhas verdadeiras.
Plantar em um lugar que receba muitas horas de sol por dia. Temperatura ideal de germinação 20-30 graus. Germina rápido, entre 5 e 10 dias.
Tolera baixas temperaturas, mas não toleram geadas, e deve ser semeada com temperaturas amenas ou quentes acima de 20 graus.
Época de plantio: desenvolve-se bem nas épocas quentes (temperatura na faixa de 20 a 35ºC). O calor excessivo queima os frutos e o frio prejudica a germinação de sementes e o crescimento da planta.
Clima e solo: As abóboras são plantas de clima quente, preferindo temperaturas de 20 a 27°C, e não resistem a temperaturas abaixo de 10°C. adaptam-se a vários tipos de solos, mas preferem os de textura média, bem drenados, leves e de boa fertilidade. O pH varia entre 5,8 e 6,8. Temperaturas amenas e dias curtos estimulam o desenvolvimento de maior número de flores femininas.
Tratos culturais: manter a cultura no limpo na fase inicial. Depois de frutificação, o mato não parece prejudicar a cultura.
Raleação: Quando as plantas estiverem com 3 a 4 folhas, eliminam-se as menos desenvolvidas, deixando duas por cova.
Capinas: As culturas de abóbora devem ser mantidas no limpo.
Irrigação: Diariamente, até trinta dias depois do plantio, e de quatro em quatro dias até o início da maturação dos frutos.
Adubação de cobertura: Feita 30 dias depois do plantio. Aplicam-se 2kg de esterco líquido por planta. Ou melhor, use nosso Fertilizante Milagre desde o primeiro dia!
Cuidados: Manter o solo úmido, mas não alagado. Não fique preocupado se as primeiras flores não produzem frutos, isso e normal.
Colheita: Use uma faca ou tesoura de poda para não danificar a planta!
DICA: A polpa não tem que ter nenhuma tonalidade verde na coleita, se tem e porque o fruto não esta maduro.
Uso: Variedade muito popular, por ter poucas calorias. Tem um sabor suave e é excelente assada, frita ou...especialmente, como substituto das massas. Para preparar o macarrão, coloque a abobora no microondas por um ou dois minutos para amolecer a casca. Corte pela metade (ao cumprido), remova as sementes e cozinhe no microondas ou no forno por 7-10 minutos. Depois de isso retire a polpa com um garfo muitas vezes para formar o “macarrão”. Agregue seu molho predileto, e desfrute sem culpas!
COMPRE SEMENTES DE ABÓBORA SPAGHETTI 

13 comentários:

  1. A minha felicidade ao encontrar sementes foi imensa. Já havia experimentado há muitos anos e nunca mais tinha visto pra comprar. Moro atualmente numa pequena chácara, e pretendo plantar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Consegui a semente vou plantar, e primeira vez.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tenho interesse em sementes. Favor entrar em contato via email.
    Grata
    Tatiane

    ResponderExcluir
  5. Onde comprar sementes. Lucy.pe@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Comprei sementes pela Internet no Mercado Livre.
    Plantei, vingou, deu flores mas não produziu frutos.
    Acho que não aconteceu a polinização...

    ResponderExcluir
  7. Chegou hoje as sementes, já vou plantar. Anciosa para colher Kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Bom dia plantamos pela segunda vez e dessa vez ela produziu 8 abóboras lindas meu marido ganhou a semente de uma cliente.

    ResponderExcluir