quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Planta Ovo: Solanum ovigerum – Planta Ovo Comestível: Solanum melongena

A Planta Ovo (Solanum ovigerum) é uma das plantas mas originais e simpáticas. Seus “ovos” parecem realmente os verdadeiros, mas não são comestíveis, são unicamente para enfeite e diversão. A PLANTA OVO (Solanum ovigerum) NÃO É COMESTÍVEL!

Também existe a Planta Ovo comestível, que não é mais que uma variedade de berinjela. E também a Planta GOLDEN EGG (OVO DE OURO) que também é comestível.

Não é exatamente uma planta anual, mas sendo delicada, é normalmente cultivada como tal.

Sendo uma solanaceae (mesma família do tomate, pimentas e batatas) para sua germinação pode ser utilizado o método do filtro de café explicado aqui:

http://manuaisdecultivo-plantamundo.blogspot.com/2009/09/germinacao-de-sementes-o-metodo-do.html

Germina em 1 a 3 semanas.

 As plantinhas devem ser colocadas em sementeiras ou em recipientes, como copos de papel ou bandejas de isopor. De ser possível use substrato e não terra. Se não tiver aceso a substrato use terra orgânica bem fina, de preferência esterilizada.

O transplante ao lugar definitivo (vaso ou jardim) deve ser feito com muito cuidado, para evitar danos nas raízes e prejudicar o posterior desenvolvimento das plantas. Faça-o antes que as raízes se enrolem, para também não afetar a produtividade. Para fazer a remoção, escolha as horas mais frescas do dia, de preferência à tarde e com o solo umedecido, ou em dias nublados.

Espaçamento de 50 a 80 cm.

Cultivo a pleno sol, ou um pouco de sombra.

Irrigação normal, evite o encharcamento.

Muito suscetível a pragas, manter bem adubada (de preferência com nosso Fertilizante Orgânico Milagre) .

Plantio: No ano todo em regiões de clima quente. Em áreas serranas ou no sul, não plantar no inverno, ou iniciar o cultivo dentro de casa ou em estufas.

Solo: Sem exigências, mas não gosta de solos argilosos.

Clima:  Todos os climas do Brasil.

13 comentários:

  1. Não conhecia, nem tão pouco tinha ouvido falar, mas é gira

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente a berinjela, outra solanácea, em inglês é chamada de eggplant... As solanáceas são plantas interessantes pois muitas são parte de nosso cardápio diário, algumas medicinais e outras tóxicas. Uma das propriedades interessantes de algumas espécies é a de absorver metais pesados, podendo ser utilizadas na recuperação de solos contaminados.

    ResponderExcluir
  3. O q deve estar afetando a folhagem do meu pé de ovo? Elas estão amareladas e caidas. Ela fica num local sem sol direto e regada diariamente. Moro em uma região de mto sol e calor. Está c um ovo bem amarelo e dois do tamanho de azeitona, novinhos ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu solo deve estar pobre em nutrientes.

      Excluir
    2. Olá não sei c te ajuda mais li q os primeiros frutos são pequenos mesmo os próximos são maiores e que depois de um tempo fica amarelo q seguinifica estar maduro para coleita e retirada das sementes para plantiu

      Excluir
    3. Olá não sei c te ajuda mais li q os primeiros frutos são pequenos mesmo os próximos são maiores e que depois de um tempo fica amarelo q seguinifica estar maduro para coleita e retirada das sementes para plantiu

      Excluir
  4. Será qua minha planta é a planta ovo mesmo? Comprei as sementes e já cresceu, nasceram muitas florzinhas brancas que viraram bolinhas verdes, mais ou menos do tamanho de uma ervilha, acho que menor ainda, e agora essas bolinhas estão ficando pretas, será que é planta ovo? Não estou entendendo. Agradeço se puder me esclarecer essa dúvida, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser te mando uma fruta dela. Só falar e pagar o correio

      Excluir
  5. Acabei de plantar umas sementes. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  6. li acima: "Se quiser te mando uma fruta dela. Só falar e pagar o correio"
    vc vende o fruto já amarelo? qual custo total para cep 11;740-000 ?
    já adquiri 2x e recebi sementes velhas. estou na batalha para conseguir. agradeço a colaboração

    ResponderExcluir