domingo, 12 de junho de 2016

CEREJA DOS 5 SABORES - Schisandra chinensis


De todas as sementes que temos a venda a Schisandra é um das mais difíceis de germinar. As sementes têm uma casca dura que inibe a germinação e  ainda tem um segundo mecanismo de dormência que complica ainda mais as coisas.

Em China as sementes são tratadas com ácido para remover parte do tegumento. Mas o ácido sulfúrico concentrado é muito perigoso para trabalhar com, pelo que sugerimos melhor outra alternativa.

Coloque as sementes na geladeira POR 3 MESES ( a 5 graus Celsius).

Retire as sementes da geladeira e lixe com cuidado para abrir a casca da semente sem danificar o embrião.

Coloque as sementes em molho em ácido giberélico  (GA3, A VENDA NA PLANTAMUNDO) por 24 horas. Se vê que as sementes não  incharam, pode deixar por mais 24 horas.

A temperatura ideal de germinação é de 20 graus Celsius. Plantar a 1/2 cm de profundidade. Molhar normalmente, para que fique úmido mas sem alagar.

Se após 1 mês as sementes não germinam, poderá iniciar um novo ciclo de frio na geladeira e assim sucessivamente.




sexta-feira, 3 de junho de 2016

ROSA - Todas as espécies e variedades - RUGOSA - CANINA e outras

As Sementes do rosa têm uma profunda dormência, isso requer um certo grau de paciência para superar mas é geralmente bastante fácil de obter elevados níveis de germinação, se os métodos corretos são seguidos.

Prepare primeiro um substrato para ser misturado com as sementes, este pode ser uma mistura de composto e perlita, ou substrato para mudas e perlita com um pouco de areia. O substrato escolhido precisa estar úmido (mas não molhado), esprema a água extra apertando com a sua mão, se ficar úmido demais suas sementes podem afogar e morrer. Misture as sementes no substrato, considerando que tem que ter suficiente volume de material para manter as sementes separadas. Coloque a mistura com as sementes em um saco plástico transparente (saquinhos para freezer, especialmente sacos zip-lock são muito úteis para isto)  se não é um tipo de zip-lock o saquinhoprecisa estar frouxamente amarrado para conservar um pouco de ar dentro. Escreva a data no saco para que você saiba quando o tratamento foi iniciado.

Colocar o saco de sementes preparados na parte mas fria da geladeira não no freezer (4 graus Celsius) durante um período de 12 a 16 semanas. Durante este tempo certifique-se de que o médio com as sementes não seque, ou ele será ineficaz!

É perfeitamente possível que as sementes germinem no saco na geladeira, se isso acontecer basta retirar do saco e planta-las cuidadosamente. Quando o período de pré-tratamento tenha terminado a semente deve estar pronto para ser plantadas. Pequenas quantidades podem ser semeadas em vasos ou bandejas cheias de sementes com um composto de boa qualidade. Cobrir as sementes com uma fina camada de composto não mais do que 1 cm de profundidade.

Não exponha as sementes semeadas recentemente a altas temperaturas (acima de 25 graus Celsius). Manter as mudas bem regadas e livre de plantas daninhas. O crescimento no primeiro ano é geralmente entre 15 e 30 cm dependendo dos tratos culturais e clima. As mudas estarão prontas para o plantio em uma posição permanente em 1 a 2 anos.