sexta-feira, 22 de julho de 2016

EUCALIPTO ARGENTINO - EUCALIPTO PRATEADO - Eucalyptus cinerea - Eucalytus globulus - cloeziana e outros


Condições Favoráveis
Clima: Subtropical. Tropical de altura. Moderado. Temperatura média anual de 14 a 20 °C.
Chuva anual: 700 a 2400 mm. É exigente em luz e susceptível a geadas. Resistente ao vento.
Solos: Prefere solos profundos, bem drenados, com boa umidade e pH entre 5.0 e 7.0.
Topografía: Plana a ligeramente ondulada,
Limitantes: Em solos pouco profundos, a raiz pode produzir a caída da árvore, a causa de ventos fortes.
Germinação

Tratamento prévio: Coloque as sementes na geladeira durante 4 semanas.

Tratamento prévio 1: Para lograr una germinação uniforme coloque as sementes em água a temperatura ambiente e deixe as sementes dentro da água durante 24 hs. SE RECOMENDA O USO DE ACIDO GIBERELLICO (GA3) A VENDA NA PLANTAMUNDO.
A limpeza e a desinfecção da  bandeja, antes de semear as sementes, é essencial para eliminar as bactérias que podem afetar o crescimento das plantas. Embeber a bandeja por 10 minutos, em uma solução de 9 partes de água para 1 parte alvejante doméstico. Depois, use líquido de lavar louça para limpar o tabuleiro e enxágue bem com água.

Se recomenda o uso do de substrato para sementes, não terra. O substrato deve ser leve e poroso. Se recomenda esterilizar o mesmo no forno,

As sementes de Eucalyptus cinerea são muito pequenas, e por tanto devem ser colocadas na superfície do substrato e apertadas, nunca enterradas, precisam de luz para germinar!  O substrato deve manter-se úmido durante toda a germinação. Isto é feito melhor com uma  garrafa de spray (borrifador) porque este não vai lavar ou aprofundar as sementes. As sementes de Eucalyptus  requerem uma umidade de cerca de 100 por cento. Cobra a bandeja com um filme plástico transparente pode ajudar a elevar o nível de humidade. Para promover aeração, fazer furos no plástico.

Para germinar as sementes, coloque-as num lugar na sombra mas com muita luz. A temperatura ideal de germinação é de 25 graus. A germinação é naturalmente errática e pode demorar de 7 a 90 dias
 
Uma vez que o segundo conjunto de folhas se desenvolva, (o primeiro conjunto de folhas verdadeiras), é hora de transplantar as mudas para recipientes individuais. Continue a umidificação do solo conforme necessário. Utilize o FERTILIZANTE MILAGRE semanalmente. Depois de cerca de três meses, quando as plantas estarão com cerca de 10 cm de altura as mudas podem já ser movidas a uma área totalmente ensolarada, desde que não seja verão em áreas de calor extremo.

terça-feira, 19 de julho de 2016

MARACUJÁ DO MATO - Passiflora cincinnata e outros - Passiflora sp

 

CULTIVO



Época: semear o ano todo em regiões quentes. Onde a temperatura do inverno é inferior a 15ºC, não semear nos meses mais frios, ou semear em interiores.
Recipientes: sacos de polietileno pretos, com furos, tamanho 14 x 28 cm, ou tubetes de polietileno (o maior de todos) ou copinhos plásticos de 400 ml.
Substrato: Se recomenda o uso de substrato para mudas, não de terra.

Semeadura: Colocar as sementes de molho em suco de maracujá azedo (sem diluir) por 24 hs antes de semear. 

PLANTAR bem raso, cobrindo-as com 3 mm de substrato. A germinação pode ocorrer entre 14 e 28 dias após a semeadura, mas pode demorar até 6 meses ou mais, não jogue fora os copinhos!
DICAS IMPORTANTES:  Para melhorar a germinação, lixe as sementes em um ou dois lados usando uma lixa fina, e depois deixe em molho em GA3 (ácido giberelico) misturado com o suco concentrado de maracujá azedo, por 24 horas.
A temperatura é provavelmente o fator mais importante na germinação, com baixas temperaturas não haverá germinação! 

Tempo de preparo: mudas de sacos plásticos e copinhos levam de 60 a 80 dias para emitir a primeira gavinha, quando então devem ser levadas para o campo. Mudas de tubetes formam-se em 40-45 dias, sendo transplantadas mais cedo e menores, o que exige maiores cuidados quanto à irrigação

Clima e solo: próprio para regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 20 a 32ºC, precipitação anual de 800 a 1.700 mm anuais, bem distribuída, e alta luminosidade. Não tolera geadas ou ventos muito frios. Evitar face sul do terreno. Plantar em solos de textura média, profundos e bem drenados. Não utilizar baixadas, solos pedregosos ou com possibilidade de encharcamento.
Práticas de conservação do solo: plantar em nível e manter cobertura vegetal sempre roçada nas entrelinhas.

Sistema de condução: espaldeira com 1 fio de arame liso número 8 ou 10, fixo com mourões de 2 m de altura (mais 0,5 m enterrado), espaçados de 5 a 6 m.

Pragas e doenças: pulverizar, quando necessário, de manhã bem cedo para não afetar os insetos polinizadores. Prevenir com medidas culturais que favoreçam boa drenagem e manutenção de integridade do sistema radicular; controle – erradicação.

Podas: Poda de formação - conduzir a muda com haste única. Desbrotar periodicamente, até que ultrapasse o arame de sustentação em 20 cm. Despontar.
Escolher duas brotações laterais para formar os cordões horizontais, um para cada lado da planta. Manter todas as brotações surgidas desses cordões, pendendo livremente na vertical (cortina produtiva), eliminando-se as gavinhas até 60 cm abaixo do arame. Poda de produção - no início da brotação primaveril, com umidade no solo, cortar os ramos da cortina produtiva 60 cm abaixo do arame. Deixar secar, retirar e queimar os ramos podados.


FONTE IAC e Equipe da Plantamundo

segunda-feira, 18 de julho de 2016

COUVE DE BRUXELAS - Brassica oleracea grupo Gemmifera


 
A couve-de-bruxelas é uma hortaliça de clima frio ou ameno, que dificilmente cresce bem em locais onde a temperatura média ultrapassa os 24°C, sendo que a faixa de temperatura considerada ideal para o cultivo é de 15°C a 18°C. A planta suporta bem geadas e alguns cultivares podem sobreviver durante curtos períodos a temperaturas de até -10°C.
DICA: PLANTAR NO INVERNO EM ÁREAS MAIS QUENTES 
 
A couve-de-bruxelas necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia. Plante em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e em nitrogênio. O pH ideal do solo está entre 6,0 e 6,8. A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Plantio
As sementes podem ser plantadas em sementeiras, vasos pequenos ou copinhos de plástico ou de jornal, e transplantadas quando as mudas têm de quatro a seis folhas. Transplante de preferência no fim da tarde, com o solo bem úmido, ou em dias nublados e chuvosos. As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo, embora esta prática seja menos comum entre os horticultores.

A couve-de-bruxelas é bastante sensível à falta de boro no solo. Se as plantas estão apresentando caules ocos e não estão se desenvolvendo bem, estes podem ser sintomas de carência de boro, problema que pode ser corrigido pela adubação com adubo que contenha boro.

Colheita
A colheita da couve-de-bruxelas ocorre de 90 a 140 dias após a semeadura, variando conforme o cultivar plantado e as condições de cultivo, e prolongando-se por alguns meses se a planta não for cortada inteira na colheita, isto é, se os brotos forem colhidos um a um.
Neste último caso os brotos vão sendo colhidos da base da planta para cima, conforme vão atingindo 2,5 a 5 cm de diâmetro, sem que estejam abertos ou amarelados. Corte os brotos com uma faca rente ao caule ou torça cada broto até que este se desprenda da planta.
Muitos horticultores afirmam que as couves-de-bruxelas são mais saborosas se forem colhidas após a ocorrência de uma leve geada.

Dicas & advertências
– O tempo pode ser elemento complicado com couves-de-bruxelas. Embora sobrevivam a geadas, elas não suportaram um inverno extremamente rigoroso. Experimente diferentes datas de cultivo e seja paciente: Pode demorar um ano ou dois de culturas menos perfeitas antes de você descobrir a melhor época de plantio de acordo com o clima de sua cidade.
– As couves-de-bruxelas têm raízes superficiais, portanto, as plantas precisam de alguma ajuda para permanecer na posição vertical. Mantenha-as estáveis em suas hastes, amontoando solo ao redor da base de cada planta conforme ela cresce, firmando com o pé ou a parte de trás de uma enxada.
– Elas são boas para a saúde: além de compartilhar as propriedades anticancerígenas de outros membros da família botânica Brassicaceae, apresentam quantidades saudáveis de potássio, ferro e fibras e têm mais vitamina C do que a laranja e três vezes mais vitamina A que o repolho.


Fonte Revista Campo e Negocios

COMPRE SEMENTES DE COUVE DE BRUXELAS  CLICANDO AQUI

Salsão de Cabeça Gigante - Aipo-rábano - Salsão De Raiz - Aipo-nabo - Aipo Gigante - Apium graveolans v. rapaceum


O salsão de raiz é uma hortaliça com sabor semelhante ao do salsão (aipo) normalmente encontrado no mercado nacional, porém apresenta formação de uma “cabeça” de sabor particular na região entre a raiz e as folhas, que é uma iguaria na culinária de alguns países europeus, sendo normalmente utilizado em cozidos, refogados e em sopas. Suas folhas e talos também são comestíveis, porém o tubérculo é a parte de maior valor comercial. A variedade Gigante de Praga é um material vigoroso, com boa sanidade e produtividade, com ciclo mínimo de 5 a 6 meses de cultivo.

O melhor clima para o cultivo do aipo

Originário da Europa, o aipo é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado. É uma planta que não necessita de muita luz e suporta temperaturas entre os 5 e os 30 graus centígrados, sendo que a temperatura ideal para o seu cultivo é de 10 a 25 graus. Em climas quentes plante de preferência no outono.As geadas fortes conseguem derrubar e estragar uma plantação e, como tal, esta deve estar bem protegida. O aipo é uma planta com um ciclo cultural anual que pode ser cultivada durante as estações do Inverno e da Primavera e a sua colheita inicia-se 150 a 180 dias após a sua plantação. É de realçar que o amadurecimento dos aipos nos meses mais frios faz com que o seu sabor seja mais doce e aromático.

 A plantação do aipo

Plantar as sementes de aipo num tabuleiro: as sementes pequenas são melhor plantadas na superfície de um tabuleiro ou num pote, pois assim a sua cultura é mais fácil de pegar. Posteriormente, terá apenas que cobrir com um pouco de areia ou terra do seu jardim.
Manter as sementes úmidas: As sementes devem ficar úmidas durante um período médio de três semanas para que possam rebentar naturalmente e florescerem na sua plenitude.
Plante as sementes dos aipos: Ao plantar as sementes dos aipos deve cobri-las com raízes de plantas com terra e estrume ou palha. Este passo é essencial para manter a humidade e o crescimento constantes, principalmente nos dias mais quentes.

A preparação do solo

O aipo, necessita de uma terra rica em nutrientes e, como tal, o seu solo precisa de ter uma boa drenagem, um pH que se situe entre os de 5,8 e os 6,7 e uma umidade constante. Estes são os três requisitos principais que auxiliam no cultivo do aipo e no desenvolvimento perfeito do seu caule. De acordo com o local onde se situa o seu jardim, e com o que produz melhores resultados no cultivo do aipo, existe um método de plantação específico. É ele:

Prepare uma cova: abra uma vala com uma profundidade e largura de aproximadamente 45 centímetros. Encha-a pela metade com fertilizante, de preferência orgânico, para que a terra fique o mais fértil possível.
Enriqueça o solo: coloque um pouco de calcário ou gesso no solo, pois o cultivo do aipo necessita de cálcio, o que vai fazer com a terra fique mais rica em nutrientes.
Deixe o solo repousar: a terra necessita de descansar durante um período máximo de duas semanas e só depois deste tempo é que os aipos devem ser plantados.


O cultivo e o crescimento do aipo


Transplantar as sementes de aipo: as sementes de aipo devem ser mudadas para um local do seu jardim com um dedo de altura e devem estar separadas à distância de 30 centímetros. Esta distância permite que os aipos tenham espaço suficiente para crescer e ajuda a controlar o aparecimento das ervas daninhas.
Regar a terra constantemente: deve garantir que a rega da terra é constante e deve manter a cobertura para raízes de plantas feita com terra e estrume ou palha intacta. As sementes de aipo devem ser regadas preferencialmente na parte da manhã e diretamente no solo em vez de serem regadas nas folhas, pois assim diminui a possibilidade de aparecem fungos no solo.
Fertilizar as plantas: a cada duas a quatro semanas dê às plantas um alimento líquido de algas e até mesmo um pouco de fertilizantes de peixes ou mais composto. Esta ação permite dar às plantas uma maior acidez e suavidade e é um dos passos mais importantes a serem realizados antes da colheita.


Fonte O Meu Jardim



COMPRE SEMENTES CLICANDO AQUI

GODETIA AZALÉIA -

Nome científico: Godetia whitneyi

Cor: Sortidas

Altura: 60 cm

Temperatura ideal para germinar e cultivar : 15 a 20° C

Luz para germinar: Pouca

Semanas para florescer: 15 a 17

Como plantar

Escolha bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Revolva a terra entre 20 e 30 cm de profundidade misturando para cada m2 de canteiro 30 g (1 colher de sopa) de adubo NPK de uma fórmula comercial, ou 150 g (1 copo) de esterco bem curtido ou húmus, uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferencia no início da manha ou no final da tarde

Descrição

Anual. As flores sedosas ficam lindas em canteiros e vasos, sao excelentes para corte.

Dicas

Plantar no lugar definitivo, em solo moderadamente fértil. Se for muito fértil, a folhagem cresce muito a custo das flores. Gosta de sol pleno ou meia-sombra.

Germinaçao

De 5 a 20 dias


COMPRE SEMENTES DE GODETIA AZALÉIA CLICANDO AQUI

terça-feira, 12 de julho de 2016

Pinheiro azul - Pinheiros e coníferas em geral. Picea





Embeber as sementes em água por 24 horas. Coloque as sementes num saquinho ziplock com perlita ou vermiculita umedecida. Se não tiver aceso a vermiculita ou perlita use um filtro de café úmido e coloque este dentro de um saquinho zip lock.

Agora coloque as sementes na geladeira, na parte mais fria, mas não no congelador. É importante que durante este período que as sementes não sequem nem fiquem alagadas, caso contrario este  pré-tratamento será ineficaz, por isso é importante verificar as sementes a cada semana para ter certeza de que eles não estão secando.

Após 4 semanas sob essas condições as sementes estão prontas para serem semeadas.

As sementes devem ser semeadas em recipientes cheios com substrato para mudas ou terra de boa qualidade. Recipientes adequados podem ser vasos de plantas, bandejas de sementes ou até copinhos plasticos, todos devem estar bem furados para permitir a drenagem da água.

Cobrir as sementes com um par de milímetros e molhe. A germinação começará dentro 10-14 dias.

As mudas são razoavelmente robustas e livre de problemas e geralmente crescem a uma altura entre 2 e 10 cm na primeira época de cultivo dependendo da data de sementeira e técnicas culturais.

O desenvolvimento das mudas deve ser feito num lugar que recebam muito sol, mas evitando o sol das horas do meio dia, em climas mais quentes. Mantê-las bem regadas e livre de plantas daninhas concorrentes.

O crescimento irá se acelerar no segundo e subsequentes anos e com o desenvolvimento de jovens árvores as mudas devem ser re-envasadas conforme seja necessário, de preferência durante o inverno.

Depois de 2 ou 3 anos talvez eles estão prontos para ser plantadas em sua posição permanente

QUIABO - Todas as variedades

Como Cultivar Quiabo

O quiabo é um vegetal que produz no verão inteiro, pois quando um é colhido, outro cresce no lugar. Ele está relacionado com a planta do hibisco, produzindo flores similarmente belas. O crescimento se dá melhor em climas quentes, mas mesmo em regiões mais frias, é possível iniciar o cultivo dele em um ambiente interno e, em seguida, transplantá-lo quando o ambiente esquentar. Consulte os passos seguintes para saber mais sobre como cultivar quiabo.

Parte 1
Plantando o quiabo

  1. Imagem intitulada Grow Okra Step 1
     
    Determine como plantar as sementes. Em regiões com verões quentes e invernos brandos, é mais fácil plantar o quiabo no canteiro do jardim, em vez de semeá-lo em um ambiente interno. As sementes de quiabo deverão ser plantadas no início da primavera, após a última geada do ano, quando a temperatura não baixar de 13 °C à noite. Se onde você mora isso não acontecer até o final da primavera ou início do verão, então é melhor plantar as sementes em um ambiente interno duas a três semanas antes da última geada. Quando as mudas estiverem resistentes e o tempo esquentar, será possível transplantá-las para o canteiro do jardim. 
     
    • Para cultivar as sementes em um ambiente interno, plante-as em turfa de germinação e procure mantê-las bem regadas. Em seguida, coloque-as em um ambiente quente e ensolarado ou use lâmpadas de cultivo para aquecê-las durante o período de germinação.
    •  
    • Quando o clima esquentar e as mudas estiverem prontas para serem transplantadas, siga os mesmos passos usados para cultivar o quiabo a partir das sementes plantadas em ambiente externo.
  2. Imagem intitulada Grow Okra Step 2

    Escolha o local mais ensolarado do jardim. O quiabo se desenvolve melhor em locais bem ensolarados e quentes. Se tentar cultivá-lo em um local à sombra, caso consiga viver, ele não produzirá muitos frutos. O local que plantá-lo deverá receber pelo menos seis horas de sol pleno todos os dias. Não se preocupe se ficar muito quente, pois o quiabo continua a crescer no auge do verão, quando o sol bate no jardim na hora mais quente.
  3. Imagem intitulada Grow Okra Step 3

    Corrija o pH do solo. O quiabo cresce melhor em um solo com o nível de pH entre 6,5 e 7,0. Teste o nível de pH do solo para determinar se ele é ácido o suficiente. Use calcário ou farinha de osso para aumentar o pH do solo. Caso prefira não alterá-lo por meio de medidas drásticas, basta trabalhar com bastante adubo, o que aumentará o pH ao longo do tempo.
  4. Imagem intitulada Grow Okra Step 4

    Enriqueça o solo com nutrientes. O quiabo cresce bem em solo muito rico em nutrientes. O solo pode ser enriquecido com adubo, fertilizante orgânico ou fertilizante de liberação lenta 4-6-6. De qualquer maneira, em um solo com uma profundidade de até 30 cm, trabalhe 10 cm de adubo ou fertilizante, usando um ancinho para distribuí-lo uniformemente.
    • Negligenciar a adição de nutrientes ao solo poderá resultar em quiabeiros que não produzem muitos quiabos.
  5. Imagem intitulada Grow Okra Step 5

    Semeie as sementes ou plante as mudas. Quando o clima esquentar, será a hora de plantar o quiabo no jardim. Semeie as sementes a cada 10 cm de distância a uma profundidade de 1,3 cm. Se for semeá-las em um ambiente interno, manuseie as mudas com muito cuidado e plante uma a cada 30 cm de distância em fileiras com 1 m de distância uma da outra. Cave buracos que sejam grandes o suficiente para enterrar as raízes, pressionando suavemente o solo ao redor da base das plantas. Em seguida, regue o jardim para ajudar a compactar o solo.
    • Para acelerar a germinação das sementes, deixe-as de molho durante a noite antes de plantá-las.
    • Ao transplantar as mudas, não quebre as pequenas raízes centrais. Caso elas fiquem danificadas, as mudas não crescerão.

Parte 2
Cuidando do quiabeiro

  1. Imagem intitulada Grow Okra Step 6

    Mantenha o quiabeiro bem regado. Ele deverá receber pelo menos 2 cm de água por semana. Regue-o a cada manhã até umedecer completamente o solo, exceto após as chuvas fortes. O quiabeiro pode suportar um pouco de seca, mas ele cresce muito melhor quando recebe bastante água durante todo o verão.
    • O período matutino é o melhor para regar o quiabeiro, assim ele tem tempo para secar antes do anoitecer. Se o canteiro permanecer molhado durante a noite, a planta pode começar a apodrecer.
    • Ao regar o quiabeiro, tente não molhar as folhas, pois quando o sol bater nelas, a água agirá como uma lupa e vai queimá-las.
  2. Imagem intitulada Grow Okra Step 7

    Desbaste as mudas. Depois que as sementes brotarem e tiverem crescido 8 cm de altura, remova as mudas menores e deixe as mais fortes. As mudas restantes deverão ficar espaçadas a 30 cm de distância e em fileiras com 1 m de distância uma da outra. Se você tiver transplantado as mudas germinadas em um ambiente interno, pule esta etapa.
  3. Imagem intitulada Grow Okra Step 8

    Remova o mato e faça a cobertura do canteiro. Enquanto o quiabeiro ainda for jovem, cultive o canteiro para eliminar todos os matos. Em seguida, cubra a área em torno das mudas com uma camada espessa de manta orgânica, como a palha de pinheiro. Isso evitará que mais mato volte a brotar e se espalhar pelo canteiro.
  4. Imagem intitulada Grow Okra Step 9

    Adube as plantas. Como o quiabeiro precisa de muitos nutrientes para crescer, uma boa ideia é seguir adicionando adubo durante todo o verão. Ele deverá ser adubado três vezes: uma vez após o desbaste das mudas, outra quando os primeiros quiabos começarem a crescer e uma terceira vez no meio da estação de crescimento. Para fazer isso, basta remexer com um ancinho alguns centímetros do adubo em torno das plantas, de modo que o solo fique enriquecido.
    • Também é possível adubar mais com fertilizante ensacado ou de liberação lenta.
    • Não adube as plantas com muita frequência; três vezes serão suficientes. Adicionar muito adubo ou fertilizante poderá agredir a planta mais do que ajudá-la.
  5. Imagem intitulada Grow Okra Step 10

    Mantenha-se atento às pragas. Pulgões, percevejos e lagartas do milho gostam de se alimentar do quiabeiro. As plantas são resistentes e geralmente não morrerão por causa das pragas, mas é uma boa ideia manter essas populações baixas para tirar o máximo de proveito da colheita de quiabo. Inspecione os caules e as folhas regularmente para localizar buracos, folhas amarelas e outros sinais de infestação de pragas. Os insetos poderão ser removidos com a mão ou as folhas pulverizadas com água e sabão para mantê-los longe.

Parte 3
Colhendo e preparando o quiabo

  1. Imagem intitulada Grow Okra Step 11

    Faça a poda regular. Cerca de oito semanas após o plantio do quiabeiro, os quiabos começarão a crescer. Depois de ver que os primeiros quiabos cresceram e amadureceram, eles poderão ser colhidos regularmente. Use uma tesoura ou um podador para cortá-los bem acima de seus limites, onde os talos espessos se encontram com os ramos da planta. Depois que colher um quiabo, outro surgirá no mesmo local. Continue a colhê-los durante todo o verão até a estação de crescimento desacelerar e as plantas deixarem de produzir novos quiabos.
    • Colha os quiabos quando eles tiverem cerca de 5 cm a 8 cm de comprimento.
    • Colha os quiabos dia sim, dia não e todos os dias durante o auge da temporada para que eles voltem a crescer rapidamente.
    • Procure vestir luvas e mangas compridas na colheita do quiabo, pois as folhas e os quiabos são cobertos por espinhos que podem irritar a pele.
  2. Imagem intitulada Grow Okra Step 12

    Coma o quiabo enquanto ele estiver fresco. O sabor e a textura dele ficarão melhores alguns dias após a colheita. Provavelmente, haverá uma abundância de quiabos que poderão ser usados para fazer os seguintes pratos clássicos,Quiabo frito, Gumbo,Quiabo ensopado,
     
  3. Imagem intitulada Grow Okra Step 13

    Conserve o quiabo. Esta é uma ótima maneira de preservar o sabor e a textura do quiabo durante os próximos meses. É possível conservá-lo da mesma maneira que conserva pepinos, através de uma solução salina. Para obter os melhores resultados, procure conservá-lo logo após a colheita. 
     
  4. Imagem intitulada Grow Okra Step 14

    Congele o excesso de quiabo. Se houver muitos quiabos para comer ou caso você queira desfrutar deles durante o inverno, congelá-los é uma boa opção. Para isso, escalde-os por 3 minutos, mergulhe-os em um banho de gelo para impedi-los de passarem do ponto e, em seguida, corte-os em pedaços médios. Feito isso, coloque os pedaços em uma bandeja e congele-os até ficarem firmes. Em seguida, transfira-os para um saco de freezer para armazenamento em longo prazo.

Importante

  A traqueomicose do solo impacta o quiabeiro; evite plantá-lo onde os membros da família das solanáceas (batatas, tomates, etc.) ou brassicárias (repolho, brócolis, etc.) já foram plantados.

FONTE: WIKIHOW.COM

ALCAÇUZ - REGALIZ - LICORICE - Glycyrrhiza glabra

GERMINAÇÃO

Semear o ano todo em zonas sem geadas. Em zonas com geadas semear na primavera ou no Outono sob vidro.

Pré-tratamento. Lixe as sementes com cuidado e depois deixe-as por 24 horas em água quente. Mantenha sempre úmido, sem encharcar. A germinação das sementes é naturalmente baixa e irregular, pelo que recomendamos o uso de GA3 (Ácido Giberellico, a venda na Plantamundo).


Temperatura de Germinação: em torno de 20°C
Germinação: 21 - 60 dias
Luz necessária: Nenhuma, plantar a 1 cm de profundidade
 

Espaçamento das plantas: 50 a 100 cm

Cresce melhor em clima sub-tropical, em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e a pleno sol. 

As plantas são lentas para crescer e que não produzem muito crescimento em seus dois primeiros anos depois de ser plantadas no lugar definitivo. 

Para o bom desenvolvimento da raiz e colheita corte as flores!

Uma vez que a planta tenha três anos de idade, as raízes são colhidas no outono.








domingo, 3 de julho de 2016

ALFAZEMA DO BRASIL - ERVA SANTA - Aloysia gratissima


A alfazema do Brasil (Aloysia gratissima) é também conhecida como: Erva-santa, Erva-cheirosa, Erva-da-graça, Erva-de-colónia, Erva-de-Nossa-Senhora e Mimo-do-Brasil.

Possui várias aplicações na medicina popular como: excitante e aromática, apresentando propriedades medicinais utilizadas em tratamentos para hipertensão, colesterol, dores de cabeça, males estomacais, gripes, nervos e fígado.

Além do uso como chá, as folhas são misturadas à erva-mate para o consumo do chimarrão, as folhas são também condimentares utilizadas especialmente para temperos de carnes de porco.

Já nos jardins, é utilizada como planta ornamental e ocasionalmente como cerca-viva, pois aceita podas drásticas sem comprometer a floração.

Devido as propriedades medicinais, esta espécie vem sendo muito difundida na medicina popular sul-americana e há um crescente interesse no estudo da propagação da planta, devido ao fato de que as populações naturais vêm diminuindo em consequência do desmatamento.



GERMINAÇÃO 

A germinação desta espécie é naturalmente errática e o poder germinativo baixo. A germinação pode ser lenta e desigual.

Estudos mostraram os melhores resultados na presença de luz a uma temperatura de 20 e 25°C.

Ou seja não enterre as sementes, coloque elas sobre o substrato e aperte firmemente para que fiquem no lugar sem ser enterradas.

Molho com um pulverizador o borrifador. Se tiver disponivel molhe com Ácido Giberellico (GA3) preparado com Fertilizante Milagre (ambos a venda na Plantamundo, link abaixo).

De ser possivel não use terra, senão substrato específico para mudas, mas se não tiver acesso a este produto em sua região, use terra orgánica, bem penerada, com uma mistura de 30% de areia de rio.

CULTIVO

Tipos de solo

Não é exigente quanto ao solo, vegetando nos arenosos e pobres, bem como nos argilosos, humosos e pedregosos. Nos bons solos sua produção é sem dúvida maior. Quando nova exige meia-sombra, mas tolera locais ensolarados quando adulta. Prefere solos revirados e rico em matéria orgânica.

Clima

Tropical, Subtropical e  temperado brando. Vegeta em todo o estado. É planta resistente ao frio e ao calor. No inverno perde as folhas suportando frios intensos. No verão não morre com secas fortes, embora largue as folhas nesta circunstância. Floresce no outono e na primavera.
Melhor época para plantio

Transplantar ao lugar definitivo quando as mudas tenhas 15 cm.

COMPRE SEMENTES DE ALFAZEMA DO BRASIL E OUTRAS 1500 ESPÉCIES DE PLANTAS E SEMENTES CLICANDO AQUI





SANSÃO DO CAMPO - Mimosa caesalpineafolia

GERMINAÇÃO

DEIXE AS SEMENTES EM MOLHO POR 24 HORAS EM ÁGUA INICIALMENTE QUENTE (NÃO FERVENDO) E DEPOIS RECOMENDAMOS O USO DO MÉTODO DO FILTRO DE CAFÉ CLIQUE AQUI

 MUITO IMPORTANTE: ESTA PLANTA PRECISA DE TEMPERATURAS ACIMA DE 26 GRAUS PARA GERMINAR BEM!

 A germinação ocorre de 4 a 7 dias com uma taxa bem alta de germinação

Produção de Mudas

A produção pode ser realizada em bandejas, tubetes ou sacos plásticos. Utilizar de 2 sementes em cada tubete, célula ou saco plástico.

Plantio de Mudas

Transplantar as mudas produzidas em bandejas ou tubetes quando alcancem entre 15 e 20 cm de altura.
Deverão ser plantadas no local definitivo, em um sulco de 10 a 15 cm de profundidade por 10 a 15 cm de largura.
De preferência esta terra retirada do sulco deverá ser misturada com alguma matéria orgânica de qualidade (composto ou esterco curtidos) na proporção de 3 a 5 litros por metro linear de sulco, que deverá retornar ao sulco.
Após o retorno da terra ou da mistura terra/matéria orgânica ao sulco o melhor é esticar uma linha de nylon para o alinhamento ficar perfeito e então riscar na linha o sulco do plantio com uma estaca ou cabo de vassoura na profundidade do torrão da muda ~ 7 cm.

Se recomenda uma distancia de 10 cm entre mudas.


Irrigação

É necessário regar imediatamente após o plantio e depois a cada 3 a 4 dias até que a planta atinja cerca de 20 cm; manter a irrigação no período de estiagem, até que as mudas atinjam porte de 25 a 30 cm.
Chuvas muito esparças ou de pouca quantidade não eliminam a necessidade de irrigação.

ESTA PLANTA NÃO TOLERA GEADAS, NEM SEQUER TEMPERATURAS  MUITO BAIXAS.

COMPRE SEMENTES DE SANSÃO DO CAMPO E OUTRAS 1500 ESPÉCIES E VARIEDADES DE SEMENTES E MUDAS  CLICANDO AQUI