INSTRUCOES DE CULTIVO – TOMATE LILLIPUT
PRE-GERMINACAO DAS SEMENTES
PLANTIO
Plantar cada semente numa embalagem pequena individual, ou mesmo um copo de agua descartável. O recipiente deve ter drenagem apropriada. NAO USAR TERRA. Recomendamos o uso de Substrato (floreiras).
O uso de estas embalagens pequenas descartáveis permitira fazer o transplante ao vaso o lugar definitivo, sem mexer nas raízes, para que as plantinhas não sintam nada nessa hora critica.
NAO USE FERTILIZANTES DE NINGUNA CLASE ATE QUE AS PLANTINHAS ESTEJAM DESENVOLVIDAS.
Fazer este plantio inicial dentro de casa, se fora existe perigo de geadas, o tempo quente demais.
A irrigação recomendada e sempre por baixo, ou pelo menos sem molhar as plantinhas, para evitar doenças.
Para o transplante das mudas, faça-o dias nublados, pela tardinha, depois de ter irrigado bem as plantinhas. E não se esqueça de irrigar após o transplante. Em climas quentes ou muito quentes e muito importante cobrir a terra com material orgânico, cascas, palhas para que a terra não perca a umidade.
Semear deixando cerca de 10 cm entre cada planta e cobrindo com uma pequena quantidade de terra peneirada. A partir do plantio a rega diária é fundamental. O canteiro deve ser protegido do sol forte por alguma cobertura que deixe a luz passar de forma indireta. Dentro de 7/10 dias as plantinhas germinam, e uma semana após a germinação, a cobertura pode ser removida o diminuída, dependendo do clima de sua região.
Quando as plantas atingirem 40 cm de altura, efetua-se a desbrota, deixando-se apenas dois ramos principais. Todas as folhas e ramas baixas devem ser retiradas para estimular o crescimento em trepadeira de esta rara variedade. Neste momento também se pode realizar o estaqueamento das mudas, com taquaras, sarrafos, arames ou o que você tiver disponível para apoiar as plantas, que têm o caule muito frágil. Deixe os laços frouxos e tenha muito cuidado para não ferir os caules.
Continue fertilizando as plantas de acordo com as recomendações dos fabricantes dos fertilizantes, mas evite adubos muito ricos em nitrogênio, eles tendem a estimular o crescimento em detrimento à resistência das plantas.
Nos cultivos comerciais e orgânicos, é importante efetuar pulverizações preventivas contra doenças. A calda bordalesa pode ser utilizada em ambos os tipos de cultivo e previne doenças fúngicas. A primeira aplicação deve ser efetuada com a mudinha bem nova, com cerca de 4 dias após a germinação.
Fique de olho nas pragas e remova manualmente todas que você enxergar, para evitar as grandes infestações.
Boa Sorte
PLANTAMUNDO, O MUNDO EM SEU JARDIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário