A Gunnera é uma das maiores e mais espetaculares e arquitetônicas plantas herbáceas do mundo, comumente chamada de Ruibarbo gigante. Suas folhas são realmente gigantescas, de 2 metros!
As plantas necessitam de uma grande quantidade de espaço para crescer, pois é difícil para restringir o seu tamanho.
GERMINAÇÃO e CULTIVO INICIAL
A melhor temperatura de germinação 20 a 27 °C . Germina em 30 a 90 dias após o plantio.
Não deixe as sementes sofrem temperaturas abaixo de 10 °C .Não transplante as mudas em o seu primeiro ano de crescimento. Nunca deixe as plantas sequem ou expor ao sol direto ou completo
Semear a 2mm de profundidade. Manter a terra o substrato muito úmido, mas sem alagar.
CULTIVO
Cultivar de preferencia na beira de um lago, riacho ou em áreas alagadas já que a Gunnera precisa de solos com umidade constante.
Pelo grande tamanho é melhor cultivar no solo que em vasos.
Cultivar em áreas de media sombra ou mais.
A Gunnera em áreas de altitude, e não gosta nem de frio nem de calor extremo, pelo que seu cultivo fora da região ideal será complicado.
Temperatura mínima –5 C
COMPRE SEMENTES DE GUNNERA, CLICANDO AQUI
Adquiri as sementes mas não tenho nenhuma garantia que irão germinar. Segundo normas do Ministério da Agricultura, sementes para serem comercializadas necessitam de informações como % de germinação, pureza, e data de validade das mesmas. Ou seja, precisa de um processo tecnico de produção que garanta essas informações alem de registro no Ministério da Agricultura o que no caso, não acontece....
ResponderExcluirE por isso que eles vendem as sementes e não as mudas, sabem que as sementes não vão germinar
ExcluirTambém fiquei um pouco preocupado. Achei que as sementes fossem mais robustas e maiores ja que vem só 10 no pacote... Mas sao menores que um Grão de areia e vem sem nenhuma informação ou garantia
ExcluirNunca tentei germinar Gunnera e sei que é difícil, a taxa de germinação é sempre baixa - quando acontece.
ResponderExcluirMas duvido que seja possível aplicar os critérios da agricultura comercial em casos assim, Prof. Silvério. Sabe-se hoje "tudo" sobre o cultivo de uma centena de espécies e suas muitas cultivares, na medida da importância econômica de cada cultura.
Para quem lida com ornamentais, a informação é mais escassa, frequentemente empírica e até escondida, segredo de produtor.
Nessas situações, costuma ajudar o eventual parentesco da ornamental com alguma grande cultura. Por exemplo, muito do que se faz na cafeicultura vale para as Ixora, Mussaenda etc.
Neste caso, a família é Gunneraceae e se não me engano, só tem essa espécie. Planta obscura, rara também na Natureza e "não parece com nada". Talvez seja ainda mais atraente por isso.
Só agora vi que seu comentário tem mais de um ano. Germinaram? Espero que sim.
ResponderExcluir