quinta-feira, 22 de junho de 2017

SABUGUEIRO - Sambucus sp (todas as espécies)

Germinação e cultivo de SABUGUEIRO (Sambucus nigra e outros)

As sementes de sabugueiro têm uma profunda dormência dentro delas, que requer um certo grau de paciência para superar mas é geralmente bastante fácil de obter elevados níveis de germinação se os procedimentos corretos são.

Prepare primeiro um substrato (pode ser uma mistura de perlite, areia e vermiculita. O substrato escolhido precisa estar úmido (mas não molhado), se ao apertar o substratos sai água, é que está muito molhado e sua sementes podem se afogar e morrer.

Misture as sementes no substrato, tendo certeza de que tem suficiente volume de material para manter as sementes separadas. Coloque a mistura de sementes em um saco plástico transparente (sacos para freezer, tipo sacos zip-lock).


Escreva a data no saco para que você saiba quando o pré-tratamento foi iniciado.

As sementes primeiro precisam de um período de pré-tratamento de aquecimento e precisam ser mantidos em temperaturas de 20 Celsius por um período de pelo menos dez semanas - não é crítico se ele dura uma semana ou duas mais do que isso. Durante este tempo certifique-se que o substrato  não seque em qualquer fase ou ele será ineficaz!

Depois as sementes necessitam de um período de frio para quebrar a parte final da dormência, isso é facilmente alcançado colocando o saco na geladeira (q 4 graus Celsius) durante pelo menos catorze semanas.  É perfeitamente possível que as sementes germinem no saco a estas temperaturas quando eles estão prontos a fazê-lo, nesse caso basta retirar do saco e cuidadosamente planta-las.

Quando o período de pré-tratamento tenha terminado a semente deve estar pronto para ser plantadas. Pequenas quantidades podem ser semeadas em vasos ou bandejas cheias de sementes com um composto de boa qualidade e cubra com uma fina camada de composto não mais de 1 cm de profundidade. 


Não exponha as sementes semeadas recentemente a altas temperaturas (acima de 25 graus Celsius). Manter as mudas bem regada e livre de plantas daninhas.

O crescimento no primeiro ano é geralmente entre 20 e 50 cm em função do tempo de germinação e técnicas culturais e desenvolvimento de mudas são normalmente sem problemas. Deixe crescer as mudas por 1 ou 2 anos antes do plantio em uma posição permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário