segunda-feira, 7 de agosto de 2017

COUVE GIGANTE - COUVE GALEGA - COUVE PORTUGUESA - KALE - Brassica oleracea

Na moda entre os que se preocupam com a saúde, o suco detox é uma bebida desintoxicante que tem a couve (Brassica oleracea L. var. acephala) entre seus principais ingredientes. Triturada com frutas diversas, água de coco e/ou outros alimentos, a folhosa é a preferida na composição da receita saudável por contar com muitas vitaminas, minerais e a mais equilibrada quantidade de nutrientes entre as hortaliças.

Boa para refogados, recheios de tortas, sopas e também crua em saladas, a couve tem demanda no país inteiro. Com importante participação na elaboração do suco verde, que se torna cada vez mais popular entre a crescente população de brasileiros atentos a uma melhor qualidade de vida, sua procura está se ampliando no mercado.

Fácil de plantar e de baixo custo para a instalação de uma horta que, inclusive, pode ser caseira, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras, a couve também é uma ótima opção para complementar a renda mensal de quem tem pouca experiência com plantios. Originária da costa do Mediterrâneo, seu cultivo ocorre há mais de dois milênios e hoje está espalhado pelo mundo.

Da mesma espécie que o repolho, a couve-flor e o brócolis, a couve, por sua vez, é formada por folhas grandes e livres, que podem atingir de 60 centímetros a 1 metro. No varejo, é comum encontrar a versão lisa, a larga e na cor verde. Porém, há também cultivares crespas, estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas, brancas ou esbranquiçadas. Pouco conhecida, existe ainda a couve ornamental (ou repolho ornamental) de diferentes tonalidades e padrões, utilizada como folhagem de jardins e decoração de ambientes.

Embora seja uma planta herbácea de clima frio, a couve pode também se desenvolver em locais com temperatura acima dos 25 ºC. No entanto, em regiões quentes, a recomendação é cultivar a hortaliça durante o outono e o inverno e em área com parte sombreada. Sob calor acentuado, a qualidade das folhas fica prejudicada, com crescimento reduzido e aparência e sabor alterados. No momento da colheita, dê preferência para os horários de clima mais ameno, pois as folhas murcham rapidamente.

Colheitas constantes são necessárias, pois as plantas começam a invadir o espaço uma das outras e tendem a tombar. Não demore muito além do prazo, pois a hortaliça pode ficar amarga e endurecer. Para colher folhas individualmente, comece pelas externas e deixe alguns brotos.

Ambiente Há cultivares de couve que toleram temperaturas altas, mas a preferência é pelo clima ameno ou frio, que permite plantio durante o ano inteiro. Em áreas de clima quente é melhor não plantar no verão. O desenvolvimento da hortaliça se dá melhor em locais com alta luminosidade, inclusive com incidência direta dos raios solares, porém, com sombreamento parcial. 

Propagação Por meio de sementes, a semeadura pode ser em sementeira ou em outro recipiente, com uso de substratos comerciais à base de casca de pínus ou terra peneirada. 

Se recomenda deixar as sementes em molho em água sem cloro por 24-48 hs antes de plantar.

Use de duas a três sementes por célula a uma profundidade de cerca de 0,5 centímetro. Regue todos os dias. No desbaste, deixe uma planta após a germinação. 


 A temperatura ótima para o desenvolvimento  está  entre  15 e 20ºC.  A temperatura mínima  para  germinação das sementes é de 10ºC e temperaturas acima de 26ºC podem impedir o processo  de germinação. pelo que não é recomendada a semeadura no verão.

Transplante Quando as mudinhas das sementeiras atingirem de quatro a seis folhas e, pelo menos, 10 centímetros de altura. Indica-se fazer o procedimento no fim da tarde ou em dias nublados e chuvosos. Em seguida, irrigue o solo.

Plantio Sem que o solo fique encharcado, para evitar danos às raízes e o surgimento de doenças, mantenha-o sempre úmido. Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenado, além de fértil, com boa disponibilidade de matéria orgânica e pH entre 6 e 7,5.

Adubação O solo do canteiro deve ser bem preparado. Incorpore de 2 a 5 quilos por metro quadrado de esterco bovino curtido e adição de fertilizante orgánico de acordo com a análise de solo.

Espaçamento São necessários 15 centímetros para a couve crescer em um vaso de, no mínimo, 25 centímetros de diâmetro. No canteiro, calcule de acordo com a variedade e as condições de cultivo. Porém, em geral, o espaçamento é de 80 centímetros a 1 metro entre linhas e de 50 centímetros entre plantas.

Cuidados Corte a ponta do caule principal para que a couve mantenha altura e tamanho adequados para o manuseio e a colheita, além de favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais. Como medida sanitária, retire folhas descoloridas, murchas ou com sinais de ataques de pragas.

Produção Varia de acordo com a variedade, mas produzem entre 4 e 5 quilos de folhas por ano por planta – cerca de 125 mil maços de 400 gramas por hectare em áreas comerciais. Mudas plantadas diretamente no canteiro têm folhas prontas em, aproximadamente, 50 dias. Já a couve oriunda de sementes somente após cerca de 90 dias. Faça a colheita de folhas com 20 a 40 centímetros de comprimento e de 20 a 25 centímetros de largura. 


Solo: úmido, mas bem drenado, com pH entre 6 e 7,5
 

Clima: ameno ou frio Área mínima: pode ser cultivada, inclusive, em vasos

Colheita: cerca de 50 dias após o plantio de mudas e de 90 dias depois da semeadura

FONTE: GLOBO RURAL e PLANTAMUNDO