sexta-feira, 16 de março de 2018

CAPIM DOS PAMPAS - PAMPA GRASS - Cortaderia seillowana

O Capim dos Pampas (Cortaderia selloana) floresce no final do verão e demora dois a três anos após a semeadura de sementes até as plantas produzir plumas rosa.
Germinação 

Coloque as sementes de capim dos pampas uniformemente espaçadas na superfície do solo no bandeja ou vaso.  Pressione levemente as sementes no solo; não cobri-las, já que precisam de luz para germinar.
Pulverize a água lentamente para que as sementes não se enterrem.
 
Cubra as bandejas com um plástico transparente e coloque-as em um lugar  ensolarado que recebe de seis a oito horas de sol direto ou filtrado diariamente.  
A temperatura ambiente deve estar entre 18 a 24 graus para o melhor sucesso de germinação. 
 
Pulverize as sementes quando seja necessário para manter um nível uniforme de umidade no solo para a germinação das sementes. Mantenha o solo úmido ao toque, mas não molhado. Umidade excessiva pode apodrecer sementes e mudas.
 
 Aguarde de uma a três semanas para que as sementes germinem.

Transplante o capim dos pampas ao ar livre quando as plantas atingem uma altura de 10-12 cm. Plante a grama em furos o dobro do diâmetro do recipiente original, ou 24 cm de diâmetro, e a mesma altura que os potes. Espalhe cada planta com 2 metros de distância para permitir que as plantas alcancem a maturidade. Selecione um site com luz solar total a parcial.
 
Espalhe uma camada de 5 a 8 cm de casca de árvores ou galhos secos em torno dos aglomerados de Cortaderia para auxiliar na retenção de umidade e ajudar a prevenir ervas daninhas.  

Molhe as plantas regularmente para manter o solo úmido para a primeira estação de crescimento. À medida que as plantas amadurecem, eles devem exigir irrigação apenas uma vez por semana (mais frequentemente durante os meses quentes e secos).


3 comentários:

  1. Olá bom dia !

    Muito obrigado por esclarecer sobre o cultivo do capim dos pampas , eu comprei umas sementes mas o fabricante disse para deixá Las em sombra parcial no início .
    Aqui onde eu moro no Rio de Janeiro faz 40 graus se eu colocar as sementes no vaso ainda que com o plástico vc acha que elas irão sobreviver ?
    Ou o ideal é deixar na sombra mesmo?

    Outra dúvida o plástico precisa estar fechado ?
    Ou ele fica com a parte aberto ?

    Muito obrigado 🙏 pelas explicações !
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que perguntou e como vi que está sem resposta... O melhor jeito de plantar em vaso é usando vaso de barro, q n esquenta como o plástico

      Excluir
  2. Aqui em Caraguatatuba SP chove bastante, isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta?

    ResponderExcluir