domingo, 30 de setembro de 2018

CHAYA - Espinafre de Árvore - Cnidoscolus aconitifolius


Planta originaria de América Central onde erá já usada pelos astecas faz milhares de anos. É uma planta tão domesticada que NÃO PRODUZ SEMENTES, se reproduz unicamente por estacas.

Em compensação é uma das plantas de cultivo mais fácil, só colocar a estaca na terra (qualquer tipo de terra) na sombra*, e molhar e em muito pouco tempo já terá folhas para cozinhar.

O crescimento inicial é lento, mas depois é assombroso, podende chgar a 3 metros em 1 ano!

* O período de enraizamento e sem dol direto, mas o cultivo é a pleno sol! Mova a planta para o lugar definitivo, ou retire a proteção, assim que as novas folhas comecem a nascer. 

Se recomenda o consumo das folhas mais novas, por serem mais tenras. A planta pode ser completamente desfolhadas cada 2-3 meses!

Uma vez estabelecida, tolera bem a seca.

Na cozinha é usada normalmente cozida ou refogada como a couve, mas pode entrar em qualquer receita que use espinafre, pães, molhos, sopas, massas, omelete, arroz, farofa, etc

COMPRE ESTACAS DE VARIEDADE SUPERIOR DE CHAYA EM NOSSO WEB SITE, CLICANDO AQUI 


CONSUMO, CUIDADO MUITO IMPORTANTE

As folhas não podem ser consomidas cruas, devem ser cozidas por vários minutos e a água do cozimente deve  ser descartada, já que tanto as folhas cruas como essa água são tóxicas.  Tambem é importante não cozinhar a chaya em panelas de aluminio, já que os componentes quimicos da planta e do aluminio, não combinam e podem deixar a comida tóxica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário