segunda-feira, 1 de julho de 2019

Árvore da castidade - Vitex agnus castus

 

A germinação desta espécie é dificultosa, de acordo a este trabalho científico:

A árvore da castidade (Vitex agnus castus L.) é um dos arbustos nativos mais importantes nas regiões áridas e semi-áridas do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, amplamente utilizado desde a antiguidade para fins medicinais e outros. 

Experimentos em laboratório e em casa de vegetação (estufas) foram conduzidos na Grécia, a fim de investigar o comportamento de germinação de sementes não tratadas e sementes submetidas a vários pré-tratamentos e posterior emergência das plântulas. Em geral, a velocidade e a porcentagem de germinação das sementes foram bastante aumentadas pela maioria dos tratamentos, incluindo imersão em água quente e aquecimento a seco (germinação aumentou até 83%), indicando claramente que há uma dormência física (tegumento) nesta espécie, enquanto sementes não tratadas (isto é, controle) tiveram porcentagem de germinação e emergência relativamente moderada. 

Este efeito positivo (ou prejudicial a altas temperaturas) do calor seco na germinação das sementes e na taxa e porcentagem de emergência, implica no efeito potencial do fogo na promoção da germinação de sementes de V. agnus castus e em alguns casos pode ser levado em consideração, desde que já que o fogo é um fator ecológico frequente em ecossistemas do tipo mediterrâneo.

 

GERMINAÇÃO APÓS O PRE-TRATAMENTO

Pressione as sementes no substrato e mantenha-as em uma área da casa aquecida e protegida com luz solar direta para promover a germinação. Mantenha sempre úmido. As mudas jovens devem brotar dentro de duas semanas e podem ser transplantadas com segurança para o exterior assim que atingirem alguns centímetros de altura. 

CULTIVO

Árvore de porte pequeno de clima moderado, mediterrâneo ou subtropical.

O Vitex adora condições de cultivo quentes e secas. Ele quer sol pleno e solo bem drenado - ácido ou alcalino.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário