segunda-feira, 4 de julho de 2022

Acacia Branca - Robinia pseudoacacia

 

Erguendo um tronco ereto, que se torna marrom-acinzentado com os anos, forma copa arredondada com ramos espinhentos e floresce em lindos cachos brancos delicadamente perfumados. As flores são visitadas por abelhas que criam o “mel de acácia”; suas pétalas são comestíveis. Depois se transformam em vagens compridas no outono. O crescimento é rápido, suportando a poluição do ar, portanto indicada para arborização de ruas, especialmente no sul do Brasil, assim como em taludes, controlando bem a erosão devido a seu sistema radicular.

PRE-TRATAMENTO

A reprodução é feita por sementes, que antes de serem semeadas devem ser mergulhadas em água quente ou escarificadas mecanicamente (LIXADAS), o que permitirá a germinação de uma maior quantidade delas.

GERMINAÇÃO

Semear em vasos ou bandejas de sementes de composto de boa qualidade a uma profundidade de cerca de 1 cm. A semente geralmente germina em menos de 4 semanas a 15-20°C. É importante que as temperaturas ou não muito superiores a esta ou a germinação sejam reduzidas.

CULTIVO

Deve ser cultivada em solos bem drenados, já que não tolera o encharcamento. 

A Robinia cresce em qualquer solo comum a pleno sol seco. Em solos melhorados, eles tendem a crescer exponencialmente, o que geralmente faz com que seus galhos quebradiços se partam com o vento ou quando os galhos ficam muito pesados com o novo crescimento. Por esse motivo, em um contexto de jardim menor, é melhor podá-las com força após a floração para manter a forma da árvore em um tamanho razoável e incentivar mais florescimento no crescimento mais recente na próxima estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário