segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Fruta de Lobo - Lobeira - Solanum lycocarpum

 

 IMPORTANTE>

Segundo (Santos et al, 2004) o tratamento de escarificação com lixa é um método eficiente na quebra da dormência agilizando o processo de germinação, devido à exposição de parte do cotilédone após o rompimento do tegumento, contribuindo para que a semente se embebesse de água facilitando as trocas gasosas, induzindo a
aceleração dos processos germinativos.

Ou seja antes de plantar, lixe a casca de um lado da semente, para que absorva melhor a água e supere a dormência. 

Plantar em canteiros a pleno sol contendo substrato arenoso. E seguida cobri-las com uma fina camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia.

A germinação ocorre em 30 a 40 dias e o plantio pode ser feito em canteiros a pleno sol, com 50% de matéria orgânica e 50 % de areia. 

As mudas podem ser transplantadas para embalagens individuais, quando tiverem 20 cm de altura e após o transplante, manter em ambiente sombreado até que se fortaleça, após 1 ou 2 meses, mover as mudas em local ensolarado e manter nessas condições por cerca de 5 meses, época que já podem ser plantadas em local definitivo quando estarão com 30 a 40 cm de altura. 

Uma outra maneira de reproduzi-la é semear de 3 a 6 sementes diretamente no lugar definitivo, fazendo o desbaste 2 meses após a germinação, deixando a planta mais vigorosa.

Uma vez que a planta esteja estabelecida, ela requer um pouco de água toda semana, caso não chova. 

COMPRE SEMENTES DE FRUTA DE LOBO  CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário