Se recomenda o plantio inicial em bandejas apropriadas como a da foto. Bandejas de semeadura podem ser adquiridas em lojas especializadas ou então use recipientes como caixas de ovos ou copinhos plásticos.
Se seu recipiente não tem tampa, pode fazer uma em casa com papel celofane ou plástico transparente), algo que deixe passar a luz e mantenha 100% da umidade, prevenindo as sementes de secar.
IMPORTANTE: O fundo tem que ter vários furos para drenagem.
Encha sua bandeja com o meio apropriado, sugerimos de ser possível uma mistura de SUBSTRATO, e PERLITA, ambos bem finos. É importante que a textura seja fina, e caso contrario ela deverá ser peneirada.
Para a reprodução de seu solo de origem deveremos usar substratos que não retenham água, como areia, cascalho, cascas de árvores decompostas e composto orgânico de folhagens junto com o solo mineral comum de cultivo.
Apreciam solo de pH mais alto do que a maioria das plantas ornamentais necessitam, em torno de 6 a 6,5, então devemos evitar a colocação de turfa, cujo pH é de 3-3,5, preferindo húmus de minhoca que tem pH em torno de 7,0.
Quando o recipiente este completo, a superfície deve ser alisada usando um objeto plano, como e feito na foto com o vasinho retangular. Pressione de forma suave, a ideia e aplanar a superfície e não compactar o substrato.
Umedeça o substrato molhando em forma de suave nuvem, nunca com a água em forma direta, você não vai querer que a superfície plana já preparada para as sementes se arruíne. Molhe ate que a agua escorra pelos buracos do fundo. SIM VOCÊ ESTA MOLHANDO O SOLO ANTES DE COLOCAR AS SEMENTES :)
Coloque as sementes no substrato em forma ordenada (geométrica) para que as sementes fiquem todas numa distancia aproximadamente igual umas de outras.
Cubra as sementes com a mesma mistura usada como solo, as sementes não devem ficar expostas nem tampouco ser enterradas profundamente.
Depois de cobrir as sementes, repita o procedimento de alisar a superfície, para ter certeza que as sementes estão em contato com o solo. De novo: não aperte muito, apenas alise.
Molhe de novo com a mangueira apropriadamente preparada para fazer o efeito nuvem só para molhar a camada superficial do recipiente.
OU USE UM BORRIFADOR:
Isto será conseguido com uma ou duas passadas sobre ele, desde que a capa superficial e fina, e o resto do substrato já esteja úmido. E importante que NÃO se molhe com a forca da agua normal, porque caso contrario as sementes podem ficar enterradas e nunca germinar.
Identifique a “estufa_ com o nome da planta ou plantas e a data em que as sementes foram semeadas.
Cubra o recipiente e coloque-o num lugar sombreado onde receba pouca luz solar. O meio nunca pode secar, mas como ele estará coberto formando uma estufa, só será necessário molhar de novo (com o efeito nuvem) cada 2 semanas ou mais.
Aqui uma foto mais de perto. Esta não e uma situação perfeita, demasiadas sementes, elas estão demasiado juntas e isso não será bom na hora do transplante!
Este jovem epiphyllum está mostrando o seu primeiro espinho. Na base a casca da semente já caída.
Uma foto da mesma bandeja de epiphyllums com 14 semanas de idade, já quase prontos para o transplante!
IMPORTANTE: A germinação pode ser errática e demorar de 7 a 180 dias.
Nessa última foto, ainda tem que manter fechada a estufa? E com qual tamanho pode transferir para o vaso definitivo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir