quarta-feira, 29 de agosto de 2018

CRAVO CHABAUD E OUTRAS VARIEDADES - Dianthus caryophyllus


SOLO:
quente e sem excesso de umidade
 

CLIMA: subtropical a temperado
 

ÁREA MÍNIMA: vasos e jardins
 

FLORAÇÃO: a partir de 30 a 40 dias após o transplante
 

PROPAGAÇÃO: A semeadura é a forma de propagação realizada mais comumente no Brasil, ela deve ser feita de maio a julho. Porém, em regiões quentes, o mais indicado é iniciar o cultivo nos meses de outono. Cubra as sementes com uma fina camada de terra e mantenha-a úmida até a germinação, que ocorre de sete a 14 dias depois. A temperatura ideal para o período de germinação é de 15 a 20 graus célsius (ºC).

TRANSPLANTE Faça a mudança para o local definitivo quando as plântulas (plantas recém-germinadas obtidas por micropropagação) tiverem formado uma boa quantidade de raízes e possuírem de duas a três folhas, características que garantem o pegamento. Solo bem drenado e neutro é o mais recomendado para o plantio do craveiro. Deve ainda ser fértil e composto de terra de jardim e terra vegetal. Utilize espaçamento de 40 por 40 centímetros entre plantas e entre linhas. Faça regas regulares para assegurar um bom desenvolvimento da planta.
 

AMBIENTE Exigente em luminosidade, o craveiro deve ser plantado em local ensolarado. Também é importante que o ambiente seja ventilado, pois o cravo é sensível à falta de arejamento. A planta se adapta bem em regiões com clima entre subtropical e temperado.
 

TRATOS A adubação é feita somente quando necessária ou no período da floração. Evite o uso de fertilizantes à base de amônia. Podas podem ser realizadas com o corte das flores secas, a fim de prolongar a floração. Para as cultivares mais altas, use tutoramento, para evitar o acamamento (apodrecimento da plântula na região do colo provocado pelo ataque de fungos e solo) e prolongar o florescimento.
 

FLORAÇÃO A partir de 30 a 40 dias do transplante, o craveiro já pode florescer. Nas espécies perenes, o florescimento é contínuo.

fONTE: gLOBO rURAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário