sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Oliveira - Olea europaea

 
As sementes das oliveiras podem ser difíceis de germinar, elas têm um endocarpo (casca) duro. Para que as sementes germinem, é necessário que esa casca seja quebrada - para que a semente germine e cresça através dela.  
 
As sementes devem ser lascadas ou lixadas na extremidade mais pontiaguda onde a raiz irá emergir. Depois disso as sementes devem ser estratificadas como indicado a seguir:

As sementes devem primeiro ser embebidas em água morna por 48 horas e depois escorrer a água. Em seguida, prepare um substrato de drenagem livre no qual as sementes serão misturadas; pode ser uma mistura 50/50 de composto e areia de rio, ou perlita, vermiculita. A mistura de substrato escolhida precisa ser úmida (mas não molhada); se você puder espremer água com a mão, ela estará muito úmida e suas sementes poderão se afogar e morrer.

Misture as sementes no substrato, certificando-se de que haja volume suficiente de material para manter as sementes separadas. Coloque a mistura de sementes em um saco plástico transparente (sacos para congeladores, especialmente sacos com zíper são muito úteis para isso - desde que um pequeno espaço seja deixado no selo para troca de ar) Se não for um saco do tipo com zíper, será necessário ser frouxamente amarrado.

Escreva a data na bolsa para saber quando o pré-tratamento foi iniciado.

Coloque as sementes no gaveta de verduras da geladeira por pelo menos 30 dias para quebrar a dormência que está dentro delas. No final do período de pré-tratamento, plante as sementes em um leito firme de composto úmido de boa qualidade e cubra com alguns milímetros de composto úmido adicional. Com firmeza, abaixe-o e mantenha-o em um local quente, longe do sol direto. A germinação deve começar dentro de 3-6 semanas, mas pode levar até 3 meses.

Mantenha as mudas bem regadas, sem ervas daninhas e protegidas da geada do inverno nos primeiros invernos. O crescimento no primeiro ano é geralmente entre 10 e 30 cm e geralmente livre de problemas. Deixe-os crescer por pelo menos 3 anos antes de plantá-los em uma posição permanente.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário