quinta-feira, 10 de junho de 2021

Ceibo - Mulungu - Corticeira - Erythrina

 

Lixe um pouco as sementes no lado mais cumprido. Coloque-as de molho entre 1 e 2 dias e cultive-as em substrato úmido, sem sol e dentro de casa, com temperatura média entre 20 e 24 ºC. A semeadura pode ser feita o ano todo em regiões sem geadas.

Como esta espécie respeita os transplantes e é bastante tolerante a essas transferências, pode ser cultivado nos primeiros anos em vasos com bom substrato, e quando tiver boa altura (e for menos suscetível ao frio se sua área tiver geadas) transplante-o para solo permanente. Lembre-se de cultivá-lo em áreas distantes de sua casa, pois suas raízes se estendem um pouco em busca de umidade.  

CLIMA

Se adapta a todos os climas do Brasil, irrigando em áreas de seca. O clima ideal para o desenvolvimento da árvore de coral é típico das áreas de origem desta leguminosa. Eles tendem a se adaptar a climas úmidos, temperados e quentes. Por isso é suscetível aos climas frios e às geadas, principalmente quando é plantada recentemente ou quando ainda é muito jovem. Neste caso específico, dependendo do clima de inverno da área onde você o cultiva, deve-se protegê-lo do frio. Se você plantar no sol ou na meia sombra, não importa, pense que quando atingir a altura do espécime adulto poucas coisas serão capazes de gerar sombra, por isso não leve em consideração essa variável ao plantar.

SOLO

O ceibo faz muito bem solos com grande capacidade de retenção de umidade, profundos e com boa drenagem. Em relação às exigências nutricionais, ou seja, a capacidade de matéria orgânica do solo, necessita de exigências nutricionais moderadas. Certifique-se de ter sempre uma boa dose de matéria orgânica, composto ou esterco, dependendo do que você normalmente usa para fazer a compostagem de suas plantas no jardim. Quanto ao pH, ele tende a ser neutro, corrija alguns possíveis desvios ácidos e alcalinos do seu solo caso queira cultivar o ceibo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário