terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Abóbora Espaguete - Abóbora Spaghetti - Abóbora Macarrão

image
São plantas anuais, rasteiras, da família das cucurbitáceas. 90-100 dias para a coleita (IMPORTANTE: este prazo e sempre contando desde o transplante das plântulas ao lugar definitivo, não desde a semeadura o germinação!)
Descrição: Planta anual, monóica (flores macho e fêmea na mesma planta), de rápido crescimento, alcançando ate 5 m. Cada planta produz de 5 a 7 frutos, que podem ser guardados por um longo tempo.
Pode ser semeada no lugar definitivo, ou em saquinhos ou embalagens que permitam o transplante sem mexer nas raízes. Transplantar quando a mudinha e bem pequena, antes de que apareçam o segundo par de folhas verdadeiras.
Plantar em um lugar que receba muitas horas de sol por dia. Temperatura ideal de germinação 20-30 graus. Germina rápido, entre 5 e 10 dias.
Tolera baixas temperaturas, mas não toleram geadas, e deve ser semeada com temperaturas amenas ou quentes acima de 20 graus.
Época de plantio: desenvolve-se bem nas épocas quentes (temperatura na faixa de 20 a 35ºC). O calor excessivo queima os frutos e o frio prejudica a germinação de sementes e o crescimento da planta.
Clima e solo: As abóboras são plantas de clima quente, preferindo temperaturas de 20 a 27°C, e não resistem a temperaturas abaixo de 10°C. adaptam-se a vários tipos de solos, mas preferem os de textura média, bem drenados, leves e de boa fertilidade. O pH varia entre 5,8 e 6,8. Temperaturas amenas e dias curtos estimulam o desenvolvimento de maior número de flores femininas.
Tratos culturais: manter a cultura no limpo na fase inicial. Depois de frutificação, o mato não parece prejudicar a cultura.
Raleação: Quando as plantas estiverem com 3 a 4 folhas, eliminam-se as menos desenvolvidas, deixando duas por cova.
Capinas: As culturas de abóbora devem ser mantidas no limpo.
Irrigação: Diariamente, até trinta dias depois do plantio, e de quatro em quatro dias até o início da maturação dos frutos.
Adubação de cobertura: Feita 30 dias depois do plantio. Aplicam-se 2kg de esterco líquido por planta. Ou melhor, use nosso Fertilizante Milagre desde o primeiro dia!
Cuidados: Manter o solo úmido, mas não alagado. Não fique preocupado se as primeiras flores não produzem frutos, isso e normal.
Colheita: Use uma faca ou tesoura de poda para não danificar a planta!
DICA: A polpa não tem que ter nenhuma tonalidade verde na coleita, se tem e porque o fruto não esta maduro.
Uso: Variedade muito popular, por ter poucas calorias. Tem um sabor suave e é excelente assada, frita ou...especialmente, como substituto das massas. Para preparar o macarrão, coloque a abobora no microondas por um ou dois minutos para amolecer a casca. Corte pela metade (ao cumprido), remova as sementes e cozinhe no microondas ou no forno por 7-10 minutos. Depois de isso retire a polpa com um garfo muitas vezes para formar o “macarrão”. Agregue seu molho predileto, e desfrute sem culpas!
COMPRE SEMENTES DE ABÓBORA SPAGHETTI 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Monardas - Monarda (todas as espécies)

image image

 IMPORTANTE: As Monardas são plantas de clima temperado, não tropical.

 1. Escolha da Espécie

Temos várias espécies de Monardas, como Monarda didyma (Bergamota), Monarda fistulosa (Bergamota selvagem), e outras. Certifique-se de escolher a espécie que se adapta melhor ao seu clima e ao seu jardim.

2. Pré-Tratamento das Sementes

  • Escarificação: Algumas sementes podem se beneficiar de uma leve abrasão. Use uma lixa fina para esfregar suavemente a superfície das sementes antes da estratificação.
  • Estratificação Fria: As sementes de Monarda requerem estratificação para germinar. Coloque as sementes em um saco plástico com um pouco de areia úmida e mantenha na geladeira (cerca de 4°C) por 4 a 6 semanas. Isso simula o inverno e ajuda a quebrar a dormência das sementes.

3. Preparação do Solo

  • Tipo de Solo: Monardas preferem solo bem drenado e fértil, com pH entre 6,0 e 7,0. Misture composto orgânico ou adubo ao solo para enriquecer a nutrição.
  • Textura: Certifique-se de que o solo tenha boa drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.

4. Semeadura

  • Época: Semear no início da primavera após a estratificação ou no final do verão para germinar na primavera seguinte.
  • Profundidade: Semear as sementes na superfície do solo e cobrir levemente com uma fina camada de solo ou vermiculita. Não cubra as sementes com mais de 0,4 cm de solo.
  • Espaçamento: Mantenha as sementes espaçadas ou plante em bandejas de semeadura e depois faça o transplante.

5. Condições de Germinação

  • Temperatura: A temperatura ideal para a germinação é entre 18°C e 24°C. Pode levar de 14 a 21 dias para as sementes germinarem.
  • Luz: A germinação pode ocorrer em luz indireta. Depois de germinadas, as mudas precisarão de luz solar direta ou luz artificial adequada.

6. Cuidados com as Mudas

  • Água: Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Use um borrifador para umedecer o solo se necessário.
  • Temperatura: As mudas preferem temperaturas amenas e protegidas contra geadas até que estejam bem estabelecidas.

7. Transplante

  • Quando Transplantar: Transplante as mudas quando tiverem pelo menos 2-3 pares de folhas verdadeiras e o risco de geada tiver passado.
  • Espaçamento: Deixe um espaçamento de 30-45 cm entre as plantas para permitir seu crescimento pleno.

8. Cultivo

  • Luz: Monardas preferem pleno sol (pelo menos 6 a 8 horas por dia), mas podem tolerar sombra parcial. Em climas quentes se recomenda o plantio em meia sombra.
  • Rega: Mantenha o solo uniformemente úmido durante o crescimento, reduzindo a frequência de rega em períodos mais secos. As Monardas requerem solos secos, bem drenados.
  • Fertilização: Alimente com fertilizante equilibrado uma vez por mês durante a primavera e o verão.

9. Cuidados Adicionais

  • Poda: Pode as flores murchas e folhas secas para estimular novas flores e manter a planta saudável.
  • Controle de Pragas e Doenças: Monardas podem ser suscetíveis a doenças como o oídio e pragas como pulgões. Inspecione regularmente e trate conforme necessário.

10. Colheita e Uso

  • Flores:Atrai borboletas, beija-flores e abelhas. As flores de Monarda podem ser colhidas quando estão totalmente abertas. Elas são usadas em arranjos florais ou podem ser secas para uso em chás e aromatizantes.

Se você seguir essas diretrizes, suas Monardas devem prosperar e adicionar uma bela cor e aroma ao seu jardim. Boa sorte com seu cultivo!

 

NOTAS:

Para sua germinação se recomenda usar GA3 (acido giberélico).

Devido a sua altura (de ate mais de 1 metro) se recomenda plantar perto de um muro ou uma cerca, onde poderá ser amarrada se começa a se dobrar.


Cereja Branca da Tasmania – Gaulteria hispida

image

Também chamadas de “Snow Berries”, nativa de Tasmânia (Ilha de clima temperado ao sul da Austrália) onde cresce nos bosques de eucaliptos.

Germinação:

Para simular seu habitat natural, se recomenda por as sementes na geladeira por 8 semanas, e depois desse período usar acido giberélico para melhorar e apurar a germinação. As sementes não devem ser congeladas.

Não enterre as sementes. Elas precisam de luz para germinar. Coloque as na superfície do substrato ou terra e pressione para fixar as sementes no lugar. Temperatura ideal de germinação em torno de 20°C. Tempo de germinação normal: 30 a 60 dias.

Cultivo:

Irrigação normal, manter úmido, mas sem exagerar, já que as plantas pequenas são suscetíveis a fungos.

Cultivar em solos que não sejam alcalinos, solos de neutral a muito ácidos unicamente. De preferência solos ligeiramente arenosos.

Pode ser cultivada ao sol, ou em meia sombra. Sendo que se sua área e quente, cultivar na meia sombra unicamente.

Frutas consumidas ao natural ou na forma de doces e geléias. Se esta investigando sua possível utilização medicinal.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chinese Pagodas

 

image

Seu nome cientifico é Collinsia heterophylla, e também chamada de Chinese Houses, pelo formato de suas inflorescências.

Planta anual nativa da Califórnia. De cultivo muito fácil, já que se trata de uma planta silvestre (wildflower).

Cresce rápido, floresce em abundancia e morre no mesmo ano, produzindo muitas sementes.

Gosta de solos úmidos, mas bem drenados. Se adapta a todo tipo de solos, mas prefere os solos ricos em matéria orgânica.

Plantio:  coloque as sementes no solo mexido sem enterrar, e depois aperto o solo para fixar as sementes no lugar. (Não enterrar as sementes).

Sol pleno, ou apenas um pouco de sombra.

Pode ser plantadas em vasos, ou no jardim diretamente. Normalmente as sementes caem da planta e ela volta a nascer.

Compre suas sementes de Chinese Pagodas na PLANTAMUNDO.COM