Conserve as mudas na sombra até a hora do plantio e plante-as o mais rápido possível!
Prepare covas de 30 cm. Use terra vegetal, com húmus de minhoca (de 2 a 5 Kg por m²)
Não utilize no cultivo esterco fresco de qualquer tipo, nem adubos químicos, salitre ou pós calcários, já que podem prejudicar as raízes e a planta toda. Use no lugar nosso Fertilizante Orgânico Milagre.
Distâncias de plantio:
Rosas trepadeiras: 1 a 2 metros
Rosas de arbusto: 1 metro
Rosas cerca-viva: 70 a 100 cm
IMPORTANTE!! Plantando as Rosas
Rosas:
Retire as mudas da embalagem e mergulhe-as em água por 2 a 3 minutos para hidrata-las. Procure o ponto de enxerto (que fica na junção da raiz com o galho principal), este deve ficar fora da terra 1 a 2 cm. Coloque a muda na cova e encha com terra , tendo cuidado de apertar bem em torno da raiz. Finalizado o plantio, molhe abundantemente.
Após o Plantio:
Nos meses quentes, é muito importante proteger as mudas recém plantadas, pelo menos por 15 ou 20 dias com galhos com muitas folhas, ou sombrite de 80%. Regue-as diariamente, de preferência à tarde, até o início da floração. Depois da floração diminua a regularidade da irrigação, as roseiras não gostam de excesso de água.
Mantenha a terra do canteiro sempre solta, arejada (não compacta) e livre de plantas daninhas e mato. Se recomenda fazer uma cobertura do solo com casca de pinus ou grama seca.
Assim que as roseiras apresentem brotação nova, se recomenda a aplicação de um fungicida, pois nesse período são muito suscetíveis ao ataque de pragas.
Cultivo
A PODA ANUAL é imprescindível! Se recomenda faze-la nos meses sem “r”, Maio, Junho, Julho ou Agosto. Corte os talos deixando 4 a 5 gemas (pontos de brotação) em cada um. No caso das trepadeiras devem ser reduzidas no máximo em um 1/3 . Aproveite a poda para conduzir os galhos novos na posição desejada (nas trepadeiras se recomendam os arcos para favorecer brotação e aumentar a floração.
PODA DE LIMPEZA:
Corte todas as flores secas, durante todo ano, cortando junto 3 ou 4 folhas. Esta limpeza garantirá uma maior quantidade de flores.
Adubação:
Se recomendo adubação orgânica após a poda anual (no inverno), em Dezembro e Fevereiro. Molhe diariamente até aparecerem novos brotos. Em todas as adubações renove a cobertura do solo.
Combate as pragas e doenças:
Se recomenda a aplicação PREVENTIVA. Fungicidas semanalmente, inseticidas, mensalmente. O uso semanal do FERTILIZANTE MILAGRE pode diminuir drasticamente ou eliminar mesmo o uso destes produtos.