quarta-feira, 24 de abril de 2019

FUNCHO - Todas as variedades - Foeniculum vulgare

Resultado de imagem para funcho


O funcho, também conhecido como erva-doce, é uma planta utilizada como erva aromática e como erva medicinal. Também possui um grupo de cultivares (Foeniculum vulgare Grupo Azoricum, sin. Foeniculum vulgare var. azoricum), algumas vezes chamados de funcho-de-florença, funcho-doce-de-florença, funcho-doce ou ainda erva-doce-de-cabeça, mas geralmente denominados apenas como funcho, cujos talos das folhas são utilizados como verdura (são chamados incorretamente de bulbo do funcho, pois são os pecíolos e bainhas das folhas), sendo consumidos crus ou cozidos em saladas e outros pratos. Para distinguir do funcho-de-florença ou da erva-doce-de-cabeça, qualquer outra cultivar de funcho é por vezes denominada funcho medicinal.

Clima

O funcho ou erva-doce pode ser cultivado em diversas regiões climáticas, mas as melhores condições são encontradas em regiões de clima ameno ou moderadamente quente. A planta pode sobreviver a uma geada leve.

Luminosidade

O funcho necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.  

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é tolerante quanto ao pH do solo, mas não cresce bem em solos muito ácidos.

Irrigação

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido sempre úmido, sem que permaneça encharcado. A falta de água pode induzir a planta a florescer precocemente.

Plantio

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta ou podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura. Ao escolher o local de plantio, leve em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura, dependendo da cultivar.
Por outro lado, é melhor que as sementes do funcho-de-florença ou da erva-doce-de-cabeça (Foeniculum vulgare Grupo Azoricum) sejam semeadas diretamente no local definitivo, pois este grupo de cultivares não suporta bem o transplante. Se semeada em sementeiras, faça o transplante com a planta bem jovem, quando as mudas têm no máximo 4 folhas. O espaçamento recomendado para o funcho-de-florença é de 25 a 30 cm entre as plantas.
O plantio em vasos e jardineiras não é o procedimento mais recomendado, pois o funcho tem um sistema radicular que atinge uma grande profundidade, mas ainda assim é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.
Não cultive funcho próximo a aneto ou endro (Anethum graveolens), pois estas espécies intercruzam, e as plantas resultantes deste cruzamento normalmente não são consideradas satisfatórias em termos de produtividade ou de sabor e aroma.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos, especialmente nos primeiros meses de cultivo.
Especificamente para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, terra pode ser amontoada junto as plantas duas ou três semanas antes da colheita, mas sem cobrir a gema apical de onde surge as novas folhas, para que a base das folhas fique mais branca e com sabor mais suave.

Colheita

A época da colheita das folhas de funcho ou erva-doce pode começar quando a planta está bem desenvolvida, o que varia com a cultivar plantada e as condições de cultivo. Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes. Assim, se você quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.
Para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, a colheita pode ser realizada em 80 a 100 dias após o plantio. A planta deve ser colhida antes que surjam as inflorescências, senão elas podem se tornar amargas. Corte a planta a cerca de 2,5 cm do solo (retire a terra que foi amontoada junto as plantas primeiro). Cortar aproximadamente nesta altura permitirá que a planta rebrote, possibilitando uma nova colheita, desta vez de pequenas folhas. O funcho-de-florença é cultivado como uma planta anual, embora também seja perene.

Fonte: hortas.info

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Drosera capensis • Drosera binata • Drosera spatulata


O crescimento das sementes de sementes é um processo lento, mas pode ser muito recompensador. As variedades de Drosera tropical e subtropical podem levar de 1 a 8 semanas para germinar, dependendo da espécie  mas espécies mais difíceis (como Drosera tuberosa), pode levar mais de 3 anos para a semente germinar.  


Dormencia:
Não necessita de um periodo de dormencia.

GERMINAÇÃO:

Se recomenda esterilizar o substrato para evitar o aparecimento de fungus (1 hora no forno normal ou 15 minutos no microondas)
 

Para obter germinação destas sementes basta coloca-las na superficie do solo umido sem as enterrar e esperar alguns dias ou semanas dependendo da espécie. NÃO enterre as sementes, ou nada irá crescer

Considera-se a temperatura ideal para germinação entre 20 C e 25 C , com humidade elevada. Cobrir o vaso ou bandeja de germinação com um plástico transparente para mater a umidade. A rega deve ser feita pelo método do prato com água por baixo da bandeja ou vaso, que deve ser raso. Se molhar "normalmente" a forza da água vai enterrar as sementes e não vão nascer.

Condições de cultivo:


Temperaturas:


Verão : O clima de verão não deve exceder de 40  ° C
Inverno : 5 a 15
° C, não é necessário ter estas temperaturas baixas no inverno pode ser mantida a uma temperatura superior durante o ano inteiro sem qualquer tipo de problema.


Luminosidade:

Media luminosidade a sol directo.


Água:

Utilizar apenas água da chuva , água destilada ou água desmineralizada.
Utilizar o metodo do prato com água por baixo do vaso.


Solo:

Nunca usar fertilizantes.

Mistura de
turfa acida , perlita ,vermiculita proporções em volume 4 : 1 : 1
Mistura de turfa acida , perlita proporções em volume 1 : 1
No possivel não use terra "normal" as sementes são minusculas e não vao germinar!!





quarta-feira, 3 de abril de 2019

YLANG YLANG - Cananga odorata

Sobre o Ylang Ylang

Nativo do sudeste da Ásia, o Ylang-Ylang (Cananga odorata) é uma árvore tropical pertencente à família das Annonaceae (família da fruta de conde e biribá). O nome ylang-ylang significa "flores de flores". Ela produz flores altamente perfumadas de cor verde pálido, que fica amarelo depois. Seu aroma doce pode ser cheirado de longe, mais intenso e forte quando o vento úmido sopra ao redor.
É também chamado de Perfume Tree, pois é amplamente cultivado pela indústria de perfumes.

Plantio

Cultivar o Ylang Ylang da semente é melhor do que propagá-lo do corte. Para isso, mantenha suas sementes em água a temperatura natural por 24 hs antes da semeadura para agilizar o processo, e depois semeie-as em copinhos plasticos de 300ml ou embalagens de mudas a 4 mm de profundidade em substrato para mudas de boa qualidade. Mantenha esse substrato levemente umido até a germinação. Seja paciente, demoran muito tempo para germinar (às vezes até quatro meses).
 
Uma vez que al mundinhas alcanzem 20 cms já podem ser transplantadas ao lugar definitivo ou vasos maiores. CRESCE MUITO RÁPIDO.

Cuidado

É uma árvore da floresta tropical que atinge até a altura de 10-12m. Como é uma árvore alta, a poda regular é necessária para manter sua forma. Se você mora em um lugar ventoso, pode a árvore para manter ela a 4-6 m de altura, porque se dexiar crescer e crescer pode cair em ventos fortes, pois sua madeira é fina e não tão densa.
 
É uma planta resistente a doenças e floresce ao longo do ano, uma vez estabelecida.
s e água para aumentar o nível de umidade.