Conhecida cientificamente pelo nome de Nigella sativa, o cominho preto é uma planta nativa do sudoeste da Ásia que é usada há mais de 2 mil anos para fins medicinais. Antigamente, ela era muito utilizada para tratar dores de cabeça, dores de dente, congestão nasal e vermes intestinais.
O cominho também era procurado para tratar conjuntivite e feridas. Em países da Ásia e do Oriente Médio, o cominho preto é usado há muito tempo para tratar condições como a asma, a bronquite, o reumatismo e outras doenças inflamatórias.
Hoje em dia, o cominho preto é muito usado na culinária devido ao seu sabor levemente amargo e continua sendo explorado para tratar condições como a asma, a diabetes, a hipertensão e vários outros problemas de saúde
Essa semente preta contém outros compostos bioativos importantes como a α-hederina, compostos alcaloides, flavonoides, antioxidantes e ácidos graxos como o ácido mirístico, o ácido palmítico, o ácido esteárico, o ácido palmitoleico, o ácido oleico, o ácido linoleico, o ácido araquidônico e um alto teor de ômega 3 que é comparável ao óleo de peixe.
O cominho preto também apresenta proteínas, vitaminas importantes como as vitaminas B1, B2 e B3 e o ácido fólico e minerais como o fósforo, o ferro, o cobre e o zinco.
Germinação e Plantio
Estas sementes precisam de um período de estratificação a frio para uma germinação bem-sucedida. Os melhores resultados são obtidos quando as sementes são mantidas por 5 semanas na geladeira, na parte mais frio (mas não no congelador!).
Depois do período de estratificação e antes de semear deixe as sementes em água por 1 dia.
A germinação leva geralmente de 1 a
3 semanas
As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras,
com as mudas sendo transplantadas quando estiverem grandes o bastante
para serem manuseadas (5 a 10 cm de altura). As sementes podem ficar a
aproximadamente 5 mm de profundidade.
O espaçamento recomendado para o cultivo é de 40 cm entre as linhas de plantio e de 15 a 25 cm entre as plantas. O cominho também pode ser cultivado em vasos e jardineiras.
Clima
A faixa de temperatura ideal para o cultivo do cominho é de 10°C a 26°C, sendo que esta planta não suporta bem nem baixas temperaturas e nem clima muito quente e seco. Ventos fortes e chuvas pesadas podem causar danos para as plantas.
Luminosidade
Esta planta necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.
Solo
Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Embora possa tolerar solos mais ácidos, a faixa ideal de pH do solo é de 6,8 a 8,3.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo húmido, sem que fique encharcado. O solo pode quase secar antes que uma nova irrigação seja feita, porém mantenha o solo húmido se a temperatura ambiente estiver alta. Esta planta é sensível tanto a falta quanto ao excesso de água.
Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
Colheita
A colheita pode ser feita geralmente de três a quatro meses após o plantio, quando as plantas começarem a secar e os frutos estiverem mudando de coloração. Corte ou arranque as plantas e deixe-as penduradas, invertidas, com um tecido ou recipiente abaixo para receber as sementes que se desprenderem, até que estejam completamente secas.