GERMINAÇÃO
A germinação desta espécie é naturalmente errática e o poder germinativo baixo. A germinação pode ser lenta e desigual.
Estudos mostraram os melhores resultados na presença de luz a uma temperatura de 20 e 25°C.
Ou seja não enterre as sementes, coloque elas sobre o substrato e aperte firmemente para que fiquem no lugar sem ser enterradas.
Molhe com um pulverizador ou borrifador (se molhar direto com a borracha a força da água pode enterrar as sementes) Se tiver disponivel molhe com Ácido Giberellico (GA3) preparado com Fertilizante Milagre (ambos a venda na Plantamundo, link abaixo).
De ser possível não use terra, senão substrato específico para mudas, mas se não tiver acesso a este produto em sua região, use terra orgânica, esterilizada e bem peneirada, com uma mistura de 30% de areia de rio.
CULTIVO
Não é exigente quanto ao solo, vegetando nos arenosos e pobres, bem como nos argilosos, humosos e pedregosos. Nos bons solos sua produção é sem dúvida maior. Quando nova exige meia-sombra, mas tolera locais ensolarados quando adulta. Prefere solos revirados e ricos em matéria orgânica.
Tropical, Subtropical e temperado brando. Vegeta em todo o estado. É planta resistente ao frio e ao calor. No inverno perde as folhas suportando frios intensos. No verão não morre com secas fortes, embora largue as folhas nesta circunstância. Floresce no outono e na primavera.
Transplantar ao lugar definitivo quando as mudas tenhas 15 cm.
COMPRE SEMENTES DE ALFAZEMA DO BRASIL E OUTRAS 1500 ESPÉCIES DE PLANTAS E SEMENTES CLICANDO AQUI