terça-feira, 8 de junho de 2010

GINGER SPECTABILIS

Ginger Spectabilis

Nome Popular: gengibre-magnífico, sorvetão, gengibre-ornamental
Nome Científico: Zingiber spectabile
Família: Zingiberaceae 
Origem: Asia Tropical
Ciclo de Vida: Perene

O Ginger Spectabilis é uma planta herbácea tipicamente tropical que pode ser encontrada crescendo naturalmente nas florestas ao sul da Asia. Suas hastes surgem ao longo do rizoma (bulbo), são eretas e podem alcançar cerca de 1,5 a 2 metros de altura. As folhas são verdes, longas e aveludadas na parte inferior. As inflorescências surgem na base da planta, vindas diretamente do rizoma. Elas são sustentadas por hastes fortes, eretas, com 40 a 80 cm. de altura As flores, propriamente ditas,  são pequenas e abrem-se gradualmente entre as brácteas, e parecem pequenas orquideas.

Já as brácteas, de formato cilíndrico, duráveis e muito ornamentais são dispostas formando alvéolos, numa textura semelhante a uma colméia.

A folhagem tropical é muito decorativa e dá melhores resultados quando cultivada sem receber diretamente a luz do sol. Em condições ideais seu crescimento é rápido. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, sendo que desta forma seu crescimento é controlado. As inflorescências surgem no verão.

Recomenda-se o cultivo à meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. O clima ideal é o quente e úmido. No entanto pode ser cultivada em climas subtropicais, mediterrâneos ou temperados, lembrando que a planta entra em dormência no inverno e deve ser protegida do frio rigoroso.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Epiphyllums


As seguintes fotografias vao mostrar explicar bem em detalhe como plantar suas estacas de Epis


Recomendamos vasinhos de 12 a 15 cms de altura como as das fotos. Utilize uma mescla de SUBSTRATO E PERLITA como recomendado nas instrucoes para sementes. A terra o substrato ou mistura debe estar apenas umida mas nao molhada. Lembre-se que ate que as estacas desenvolvam novas raizes, um solo muito molhado so vai promover fungos, nao raizes.
Aperte o substrato suavemente com os dedos, nao aperte muito, e necesario apenas a nivelacao com um aperto suave.


Coloque 1 estaca por vaso. Segure a estaca com uma mao e com a outra mao complete o vaso com substrato, apertando este a medida que vai enchendo o pote. Plante as estacas na profundidade necessaria para que se mantenham em pe ate as raizes crescerem.


Continue plantando ate que todas as estacas estejam em seus potinhos. Preste atencao de plantar as estacas na posicao correta com as areolas apontando para cima. Interessante e saber que mesmo plantando no sentido errado, a estaca vai provavelmente criar raiz igualmente, mas o crescimento nao vai ser tao vigoroso como se plantado corretamente.

Tudo pronto! Coloque os vasos em um lugar que receba muito pouca luz solar direta. Lembresse que estas plantas nao tem ainda um sistema de raizes e portanto nao podem absorver humidade da terra (substrato), pelo que muita luz so vai causar que elas sequem!

PRONTO! Umas semanas depois do plantio voce pode se perguntar se as estacas ja tem raizes…vc pode testar isto, mexendo muito suavemente na estaca para cima…se vc sentir alguma resistencia e provavelmente porque ja tem raizes. Se a estaca esta mostrando novo crescimento, entao as raizes sao uma coisa 100% certa.

Uma vez que a planta tem raizes, chegou a hora de molhar as mudas! Molhe como qualquer outra planta, verifique que a agua nao empoca e sai pelos buracos e deixe secar bem antes de molhar de novo!

”SEGREDO” Se plantar varias estacas juntas, a floracao vai ser mais rapido, ja que os epis gostam de desenvolver as raizes juntas, mas o problema e que elas devem ser da mesma variedade, ou pelo menos de similares carateristicas, ja que caso contrario, se plantar uma especie de crescimento rapido e vigoroso com uma de crescimento mais lento, so vai dar problemas.

EPIPHYLLUM: CUIDADOS

* As estacas não devem ser plantadas de imediato após de cortadas. Devem secar em um lugar fresco de uma duas semanas antes de plantar. (NOTA: NOSSAS ESTAQUIAS DEVEM SER PLANTADAS DE IMEDIATO, JÁ ESTAO CURADAS)

* A terra deve ser leve. Se for possível misturar 1/3 perlite.

* Não molhar durante 1 semana e então de início a rega cuidadosamente. Seja mesquinho com água a este ponto. A drenagem é extremamente importante, coloque pedras de argila no fundo do vaso, para ter drenagem perfeita. A água de excesso deve escorrer rapidamente evitar o apodrecimento.

* Uma vez que você começou rega, nunca os deixe secar completamente.

* Quando plantas não estão em flor, e bom molhar a planta toda ao regar. Quando em flor, coloque cuidadosamente água no recipiente para evitar danos as flores.

* Condições de Semi-Sombra com a luz do sol filtrada e movimento bom de ar são ideais. O sol de manhã está OK, mas o sol da tarde nunca deve dar direto nas plantas

* Você não deverá fertilizar durante os primeiros nove meses. Usando uma boa terra orgânica leve, a planta terá nutrientes suficientes. Depois de isso, fertilizar mensalmente com um fertilizante organico para promover o crescimento de brotos e finalmente flores. Não fertilize no inverno, especialmente em climas frios. RECOMENDAMOS O USO DO FERTILIZANTE MILAGRE.

Depois que sua planta terminou a inflorescência então fertiliza mais uma vez com um fertilizante equilibrado, 10-10-10, ou 8-8-8, etc.

* Observe a existência de caracóis, lesmas e pulgões. Controle estas pragas com seja necessário para ter as plantas saudáveis.

* Alguns epiphyllums mostraram novo crescimento em alguns meses. Outros talvez tomem mais longo tempo. Alguns talvez tenham flores depois que um ano de crescimento enquanto a maioria tomará de dois ou três anos. Seja paciente e goze da beleza e esplendor de seu crescimento.