terça-feira, 8 de junho de 2010

GINGER SPECTABILIS

Ginger Spectabilis

Nome Popular: gengibre-magnífico, sorvetão, gengibre-ornamental
Nome Científico: Zingiber spectabile
Família: Zingiberaceae 
Origem: Asia Tropical
Ciclo de Vida: Perene

O Ginger Spectabilis é uma planta herbácea tipicamente tropical que pode ser encontrada crescendo naturalmente nas florestas ao sul da Asia. Suas hastes surgem ao longo do rizoma (bulbo), são eretas e podem alcançar cerca de 1,5 a 2 metros de altura. As folhas são verdes, longas e aveludadas na parte inferior. As inflorescências surgem na base da planta, vindas diretamente do rizoma. Elas são sustentadas por hastes fortes, eretas, com 40 a 80 cm. de altura As flores, propriamente ditas,  são pequenas e abrem-se gradualmente entre as brácteas, e parecem pequenas orquideas.

Já as brácteas, de formato cilíndrico, duráveis e muito ornamentais são dispostas formando alvéolos, numa textura semelhante a uma colméia.

A folhagem tropical é muito decorativa e dá melhores resultados quando cultivada sem receber diretamente a luz do sol. Em condições ideais seu crescimento é rápido. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, sendo que desta forma seu crescimento é controlado. As inflorescências surgem no verão.

Recomenda-se o cultivo à meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. O clima ideal é o quente e úmido. No entanto pode ser cultivada em climas subtropicais, mediterrâneos ou temperados, lembrando que a planta entra em dormência no inverno e deve ser protegida do frio rigoroso.

2 comentários:

  1. procuro por bulbos ou sementes desta magnifica planta.sorvetão, gengiberaceae conheci em petrolina PE na embrapa daí fique apaixonado-guiratinga MT parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir