sábado, 20 de agosto de 2011

Verbena officinalis

image
Uma das plantas medicinais e mágicas mais importantes do antigo mundo. Flores comestíveis. Flores e filhas usadas para preparo de chás.

GERMINAÇÃO

Pré-tratamento. As sementes precisam de um período de frio antes do plantio. Coloque as sementes em um saco plástico e coloque na geladeira por duas semanas e depois semeie como indicado a seguir.

Plante com muito cuidado na superfície de vasos contendo composto para sementes. Cobrir as sementes "apenas" com uma chuva  de solo tamizado e cobrir o recipiente com papel escuro ou semelhante já  que as sementes precisam de escuro para germinar. Colocar o recipiente num local escuro. Manter uma temperatura ótima de 15 a 18°C.

Mantenha úmido, sem nunca saturar a compostagem. Não molho com um regador, ou mangueira, use apenas um borrifador.

A germinação é irregular, normalmente em torno de 14 a 28 dias, mas pode levar até 90 dias para terminar de germinar as sementes. Extrair a tampa quando eles começam a germinar para permitir a circulação de ar (caso contrário eles podem morrer e reduzir a temperatura em torno de 15°C, mantenha na luz mas não com luz solar direta.

Transplante as mudinhas a vasos quando tenham o tamanho suficiente.

4 comentários:

  1. Onde encontro essas sementes para comprar?? Pois somente encontro sementes da verbena hibrida...

    ResponderExcluir
  2. Sendo medicinal, que beneficios ela nos traz?

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber detalhes de uso medicinal, como por exemplo como preparar o chá, e os benefícios que ele nos traz.

    ResponderExcluir