quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Planta Ovo - Solanum ovigerum – Planta de Ovos

 

A Planta Ovo (Solanum ovigerum) é uma das plantas mas originais e simpáticas. Seus “ovos” parecem realmente os verdadeiros, mas não são comestíveis, são unicamente para enfeite e diversão.

Não é exatamente uma planta anual, mas sendo delicada, é normalmente cultivada como tal.

Sendo uma solanácea (mesma família do tomate, pimentas e batatas) para sua germinação pode ser utilizado o método do filtro de café explicado aqui:

http://manuaisdecultivo-plantamundo.blogspot.com/2009/09/germinacao-de-sementes-o-metodo-do.html

As plântulas devem ser colocadas em sementeiras ou em recipientes, como copos de papel ou bandejas de isopor. De ser possível use substrato e não terra. Se não tiver aceso a substrato use terra orgânica bem fina.

O transplante ao lugar definitivo (vaso ou jardim) deve ser feito com muito cuidado, para evitar danos nas raízes e prejudicar o posterior desenvolvimento das plantas. Faça-o antes que as raízes se enrolem, para também não afetar a produtividade. Para fazer a remoção, escolha as horas mais frescas do dia, de preferência à tarde e com o solo umedecido, ou em dias nublados.

Espaçamento de 50 a 80 cm.

Cultivo a pleno sol, ou um pouco de sombra.

Irrigação normal, evite o encharcamento.

Muito suscetível a pragas, manter bem adubada (de preferência com nosso Fertilizante Orgânico Milagre) .

Plantio: No ano todo em regiões de clima quente. Em áreas serranas ou no sul, não plantar no inverno, ou iniciar o cultivo dentro de casa ou em estufas.

Solo: Sem exigências, mas não gosta de solos argilosos.

Clima:  Todos os climas do Brasil.

2 comentários:

  1. Não conhecia, nem tão pouco tinha ouvido falar, mas é gira

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente a berinjela, outra solanácea, em inglês é chamada de eggplant... As solanáceas são plantas interessantes pois muitas são parte de nosso cardápio diário, algumas medicinais e outras tóxicas. Uma das propriedades interessantes de algumas espécies é a de absorver metais pesados, podendo ser utilizadas na recuperação de solos contaminados.

    ResponderExcluir