quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jacinto-Uva - Muscari armeniacum

    

       Nome Científico: Muscari armeniacum

  • Sinonímia: Muscari colchicum
  • Nome Popular: Jacinto-uva
  • Família: Hyacinthaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa e Ásia
  • Ciclo de Vida: Perene

O jacinto-uva é uma planta herbácea e bulbosa, originária da região do mediterrâneo. Suas folhas são basais, longas, lineares ou achatadas, carnosas e suculentas. As inflorescências são cônicas, eretas, formadas por numerosas flores esféricas, de coloração azul arroxeada, com perfume parecido com almíscar. É fácil entender porque o jacinto-uva tem este nome popular, já que suas belas inflorescências guardam incrível semelhança com cachos de uvas. A floração ocorre na primavera.

O jacinto-uva tem porte baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura. Ele é bastante rústico e fácil de cultivar, sendo indicado para jardineiros iniciantes. No paisagismo, presta-se para a formação de maciços e bordaduras, e são muito apreciados sob a sombra difusa de árvores e arbustos. É bastante apropriado para jardins rochosos ou em vasos.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente no período vegetativo. Assim como muitas outras plantas bulbosas, o jacinto-uva necessita de um período de frio para que possa florescer na primavera. No verão, após o amarelecimento completo das folhas, os bulbos podem ser removidos do solo, limpos e guardados em local seco, fresco e arejado. Aprecia clima mediterrâneo, temperado, subtropical e tropical de altitude. Para florações intensas, indica-se o replantio e adubações bienais. Multiplica-se facilmente por separação dos bulbos que se formam ao redor da planta mãe e por sementes.

Autor: Raquel Patro

terça-feira, 19 de junho de 2012

Tower of Jewels – Echium wildpretii

 Echium Wildpretii (Tower of Jewels)

 

Semeie as sementes de Echium wildpretii a 6mm de profundidade em potes plásticos de 10 cm, usando terra fina ou substrato muito bem drenado. Mantenha os potes em um lugar fresco com sol direto, de modo que durante o dia os calores da terra alcancem até aproximadamente 20°C a 25° C. De temperatura de noite deve cair a aproximadamente 5°C a 10° C. A germinação pode ser impedida se os potes são mantidos constantemente quente. O uso de GA3 (acido giberélico) pode permitir a germinação sem as condições ideais.

Sempre mantenha a terra só levemente úmida para prevenir infecções fúngicas nas novas plantas. Geralmente as sementes germinarão rapidamente dentro de 2-4 semanas. Mas certas sementes podem necessitar que vários meses para germinar, assim não jogue fora os potes com sementes onde nada germinou, mas mantenha-os sempre levemente úmidos e num lugar frio no sol.

Transplante as novas plantas a potes maiores 20cm (ou 5L) logo que o primeiro par de folhas reais apareça. Transplante os Echiums a potes maiores ou ao lugar definitivo quando as rosetas alcancem uns 30cm em diâmetro.

Molhe as plantas regularmente de debaixo e nunca deixe a terra secar completamente. Fertilize com Fertilizante Milagre.

Não tolera geadas por longos períodos mas se considera resistente ate -5 graus. O solo deve ser sempre bem drenado, e idealmente composto de 10% humus 30% areia e 60% vermiculita.

Resiste a seca e a Sales no ar (pode ser cultivada perto do mar)

Demora 3 anos em florir desde sementes, mas vale a pena esperar, o espetáculo de sua floração e simplesmente grandioso!

domingo, 17 de junho de 2012

Salvia Sagrada – Salvia Branca – Salvia apiana



Nas montanhas semi-áridas da Califórnia cresce um tipo especial de Salvia, que é altamente reverenciada pelos índios norte-americanos. Para finalidades espirituais e medicinais, a Salvia Branca é uma poderosa erva. A palavra salvia vem do latim, ”salvea” que significa salvação. A Salvia Branca não gosta de lugares frescos que tenham sombras, ela frefere crescer em locais onde o sol e o calor sejam intenso, aproximadamente 50 graus.
Enquanto outras plantas morrem neste calor extremo, a Salvia branca absorve a energia do sol para criar os óleos essenciais  que mantêm suas folhas flexíveis e vivas por causa da quantidade abundante de óleos essenciais produzido.
A Salvia Branca é ótima para se queimar como incenso. Os índios norte-americanos dizem que a fumaça da Salvia Branca não é só para purificar o corpo, mas lugares e objetos pessoais. Por esta razão ela é sagrada para muitas tribos. Algumas tribos colocam pedaços sa Salvia Branca na fogueira na convicção que a planta purifique o próprio fogo. Em algumas cerimônias do Índios Dakota, um galho de Salvia Branca é colocado atrás da orelha para que os espíritos possam reconhece-los.
” Em cada planta habita um espírito (elemental) em que o Grande Criador deposita  uma parcela de sua infinita sabedoria. E a Salvia Sagrada foi presenteada com o poder da purificação e a força da luz.” (1)
”Certas plantas e ervas possuem um lugar, um propósito e funções específicos na Terra: curar. Para atingir eficácia nas curas nós seres humanos, devemos começar a admitir o fato de que a totalidade da planta deve ser empregada no tratamento, tanto suas propriedades físicas quanto espirituais…..A parte física da planta opera no corpo físico e ao  passo que a essência espiritual da planta trabalha com o espírito……”  (Médico Urso Pardo do Lago - O Curandeiro Nativo Norte Americano, 1991, p.170 )
Sugestões de Uso:
Limpeza Pessoal
”A Salvia Branca queimada pode ser usada para promover uma renovação de nossas energias. Este processo é de grande ajuda principalmente em épocas de grande mudanças em nossas vidas, em que podemos acabar  intoxicados pelas energias estagnadas oriundas de padrões de pensamentos e sentimentos já ultrapassados. A Salvia tem o poder de remover estas forças , purificar nossos campos energéticos trazendo a clareza e a força para continuarmos firmes em nossa caminhada.”  (1)
Peça a alguém para passar a fumaça da Salvia em seu corpo, na parte da frente  e   de trás. Não se esqueça do alto da cabeça e de seus pés. Se você não tiver alguém, para se defumar passe a Sálvia ao seu redor o tanto que você puder fazer. Respire profundamente com calma e respeito a você e ao Espirito da Salvia Branca e a observe a mudança de energia em você. Sinta a diferença energética.
Antes de dormir, queime algumas folhas de Salvia Branca para afastar as energias negativas do stress físico e emocional do dia a dia. Para um sono tranquilo e calmo, queime apenas uma folha da Salvia Branca e lembre-se de queimar com cuidado, em um recipiente seguro. Lembre-se que queremos a fumaça, não o fogo.

Limpezas de espaços (ambientes de trabalho, salas de reuniões e etc)
Queimar Salvia é muito bom e maravilhoso para dar boas vindas a amigos, a grupos e pessoas queridas.
Comece a fazer a limpeza na parte de trás da sala, caminhe ao longo de cada parede e defume o mais alto que você possa alcançar e então cruze o centro da sala e deixe a fumaça subir em seu próprio ritmo. Enquanto você caminha, peça ao seu anjo da guarda, ao seu mestre, enfim, ao Grande Espírito que as energias positivas possam entrar em seu espaço sagrado e que o grupo seja abençoado com esta experiência. Dê as boas vindas, então, a cada pessoa que entrar nesse espaço, como descrito acima na limpeza energética pessoal.
OBS: Tome cuidado com as fuligens da Salvia: elas podem queimar carpetes, cortinas etc…
Para limpeza de sua casa
Para limpar e abençoar sua casa ou apartamento, use uma poção generosa de Sálvia Branca para defumar. Abra a porta da frente . Vá para a parte de trás da casa e comece a limpar os quartos. Não se esqueça dos cantos das paredes. Entre e defume cada quarto, banheiros, armários, área de serviço, cozinha… enfim, todas as partes da casa. Quando você chegar na porta da frente, diga estas palavras: “Esta casa está abençoada com pensamentos elevados, para felicidade e prosperidade de todos que aqui vivem. Que todos que aqui vierem possam ser abençoados de alguma maneira e possam receber amor e carinho.” Então, coloque a Salvia na parte da frente da entrada da casa, deixe-a queimando por alguns instantes, limpando e abençoando sua casa.
Cachimbo Sagrado (Chanupa)
”Pode ser picada e misturada ao fumo de sua preferência. A Salvia ao ser ultilizada em cerimônias com o Cachimbo Sagrado  para cura ou mesmo conexão com a espiritualidade, tem os efeitos do fumo potencializados pois a Salvia promove uma grande abertura de consciência.” ( 1)
OBS: Cabe ressaltar que o uso do Tabaco de ve ser utilizado da forma correta, sem tragar, e dentro de um ritual sério e respeitoso, assim será capaz de levar ao contato com o Grande Espírito,  funcionando exatamente como uma oração.
Eugenio Carlos
(1) Wagner Gasparine
FONTE:  http://floraisdaamazonia.wordpress.com/2010/05/08/salvia-branca-apiana-limpeza-e-defumacao/

Germinação e Cultivo

A germinação de esta espécie de salvia não e simples, já é originaria de um ecosistema de extrema aridez e contrastes climáticos (muito frio e muito calor).

COLOQUE AS SEMENTES NA GELADEIRA POR 4 SEMANAS ANTES DE GERMINAR.

Disponha as sementes sobre o solo ou substrato, cubra com uma ligeira camada (NÃO ENTERRAR PROFUNDAMENTE) e mantenha úmido e a temperatura entre 20 e 28˚C.

Germina entre 2 e 3 semanas, e a taxa de germinação esperada mesmo em condições ótimas pode ser de 10 a 50%.

O USO DE GA3 (ÁCIDO GIBERELICO) PODE FAVORECER A GERMINAÇÃO DESTA ESPECIE.

Cultivar em sol pleno e molhar pouco. Deixe o solo secar antes da próxima irrigação. Se na sua área chove “muito” (e em quase todo o Brasil e assim) coloque as plantas num lugar onde peguem todo o sol, mas não todas as chuvas!

O solo o substrato tem que ter muito boa drenagem é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, necessita incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa.

Se plantada em vasos, deixe furos grande no fundo do mesmo, e coloque cascalho para facilitar o escoamento da água.
Plantar a 30 cm de distância.