quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jacinto-Uva - Muscari armeniacum

    

       Nome Científico: Muscari armeniacum

  • Sinonímia: Muscari colchicum
  • Nome Popular: Jacinto-uva
  • Família: Hyacinthaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa e Ásia
  • Ciclo de Vida: Perene

O jacinto-uva é uma planta herbácea e bulbosa, originária da região do mediterrâneo. Suas folhas são basais, longas, lineares ou achatadas, carnosas e suculentas. As inflorescências são cônicas, eretas, formadas por numerosas flores esféricas, de coloração azul arroxeada, com perfume parecido com almíscar. É fácil entender porque o jacinto-uva tem este nome popular, já que suas belas inflorescências guardam incrível semelhança com cachos de uvas. A floração ocorre na primavera.

O jacinto-uva tem porte baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura. Ele é bastante rústico e fácil de cultivar, sendo indicado para jardineiros iniciantes. No paisagismo, presta-se para a formação de maciços e bordaduras, e são muito apreciados sob a sombra difusa de árvores e arbustos. É bastante apropriado para jardins rochosos ou em vasos.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente no período vegetativo. Assim como muitas outras plantas bulbosas, o jacinto-uva necessita de um período de frio para que possa florescer na primavera. No verão, após o amarelecimento completo das folhas, os bulbos podem ser removidos do solo, limpos e guardados em local seco, fresco e arejado. Aprecia clima mediterrâneo, temperado, subtropical e tropical de altitude. Para florações intensas, indica-se o replantio e adubações bienais. Multiplica-se facilmente por separação dos bulbos que se formam ao redor da planta mãe e por sementes.

Autor: Raquel Patro

Um comentário:

  1. É uma planta muito bonita. O que me fascina mais sobre isso é a cor. É um azul muito especial. E não é difícil de cultivar e manter uma fábrica deste tipo.
    Obrigado por tal artigo publicado. É muito útil para nós jardineiros e um deleite para aqueles com experiência.
    Atenciosamente, AutoPot Brasil - http://www.autopotbrasil.com/

    ResponderExcluir