quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ginkgo biloba

 

Ginkgo biloba3

Ginkgo biloba, de origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão.

Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada. Suas folhas têm sido frequentemente usadas no combate aos radicais livres e como auxiliar da oxigenação cerebral.

Germinação:

- Escarifique as sementes: com ajuda de agulha, faca ou lixa, faça um pequeno furo, corte na casca da semente para facilitar a passagem de umidade.

-Ponha as sementes numa sacola de plástico com uma quantia  igual de vermiculita ou pó de coco ou similar apenas úmido. Deixe por 2 meses na geladeira. 

Verifique 2 vezes por semana para conferir se ainda há humidade e se há aparecimento de fungos. Se alguma semente germinar neste processo, simplesmente a retire da geladeira e siga o cultivo normalmente.

- Após retirar da geladeira, deixe em local  iluminado  mas sem luz direta do sol e a temperaturas entre 20 e 25˚C.  Verifique sempre a umidade, e caso esteja secando, reponha a umidade de preferencia pulverizando, já que o excesso de água pode levar ao desenvolvimento de fungos. 

- A germinação pode demorar de  30 a 60 dias.

Cultivo:

Se lembre, é uma planta de clima temperado, plante no lugar mais fresco de seu jardim, onde pegue bastantes horas de sol, mas nunca nas horas mais quentes do dia!

Pela mesma razão as raízes devem ser protegidas do sol e do calor. As plantas precisam da proteção de coberturas secas para evitar que a perda de água por evaporação seja muito grande. A terra ao redor do caule deve ser coberta com cascas secas.

Recomendamos o uso semanal de Fertilizante Milagre.

Boa opção também para bonsais.

MAIS INFORMAÇÕES E DICAS:

  • Mantenha a planta sempre em local protegido de ventos fortes.
  • Humidade: média. Irrigue regularmente sem permitir que o solo fique encharcado.
  • Temperatura ideal: 5-30˚C (clima tropical, subtropical e temperados). Tolera geadas e temperaturas maiores uma vez estabelecido.
  • Solo: Não é muito exigente. Qualquer solo com boa drenagem e  um mínimo de fertilidade é suficiente.

6 comentários:

  1. estes sao os misterios da vida vegetal que aos poucos elas por si propia vem para ajudar a umanidade que tanto se destroi a natureza enquanto o homem tira a vida elas reforça as vidas para que o ser umano desperte em sua consciencia e deixe de maltratar a natureza

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o ser humano tira a vida das plantas as plantas dão vida ao ser humano!...

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o ser humano tira a vida das plantas as plantas dão vida ao ser humano!...

    ResponderExcluir
  4. Oi. como faço para comprar as sementes?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Ando a tentar identificar o sexo da ginkgo! Com que idade ou tamanho da planta,se conseguirá perceber isso?

    ResponderExcluir