sábado, 15 de junho de 2013

Erva Doce - Anis–Pimpinella anisum

 

O anis ou erva-doce é uma planta herbácea da família Apiaceae , originária do Egito, Grécia e Oriente Médio. Existem registros de que esta planta já era cultivada pelos egípcios em 1500 AC, sendo utilizada como alimento, remédio e bebida.

Planta anual, ou seja, em um ano germina, cresce, floresce, produz sementes e morre, tendo que ser plantada novamente.  Sua altura média é de 50 cm.

Suas flores, como se vê na foto,  são brancas e crescem em buquês. As partes mais utilizadas são as folhas e as sementes.

Germinação: As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo, ou em sementeiras.  Sua germinação não apresenta dificuldades, simplesmente cobrir com uma capa fina de substrato e manter apenas úmido.

Cultivo: São plantas que preferem climas amenos, solos bem drenados e porosos (não compactados). Precisa de sol pleno e  não tolera geadas.

O plantio deve ser feito preferencialmente de setembro a novembro. A colheita das sementes deve ser feita no verão, quando atingem a coloração marrom. As folhas podem ser colhidas o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário