domingo, 13 de outubro de 2013

Tomilho – Thymus vulgaris outros

O Tomilho é uma planta e perene cujo nome cientifico é Thymus Vulgaris L. pertence à família das Lamiaceae (a família da hortelã). É uma planta de porte pequeno geralmente não ultrapassando os 40 centímetros de comprimento em sua fase adulta.

Originada no mediterrâneo, tem muitos nomes populares o que reflete a grande importância da planta por seus usos como tempero e planta medicinal:  Arçã, Arçanha, Erva Urso, Poejo, Segurelha, Timo, Tomilho de Inverno, Tomilho de Jardim, Tomilho Ordinário ou Tomilho Vulgar.

GERMINAÇÃO

São necessários 1 a 4 semanas para germinação.  A temperatura ideal é de 21 graus.

Simplesmente coloque as sementes sobre a superfície a semear e cobra com uma 40 dias para colheita.

CULTIVO

Podem ser semeadas em copinhos*ou diretamente no vaso ou lugar definitivo, 3 ou 4 sementes juntas, para depois deixar a plantinha mais forte se germinarem mais de uma.

*transplantar as mudas quando têm 4 pares de folhas definitivas.

O tomilho não é exigente quanto ao terreno e  pode facilmente ser plantado em vasos. este devem ter muita drenagem para não acumular água nem umidade, já que o Tomilho não gosta destas.

O tomilho gosta de sol, deve ser cultivado a sol pleno ou num lugar onde receba pelo menos 5 horas de sol direto por dia.

Não é preciso muita água para o manejo. Inicialmente molhe  diariamente, mas uma vez estabelecida a planta, diminua as regas, ou não molhe se você mora numa área com muitas chuvas.(não há problema se o solo secar por um curto período entre uma rega e outra). O excesso de umidade prejudica o tomilho.

Quanto à terra usada, não é exigente, mas refere solos levemente alcalinos não ácidos! É mais fácil cultivá-lo em solos arenosos ou pedregosos.

O espaçamento entre as plantas pode ser geralmente de 15 cm a 20 cm

CLIMA

Cresce bem se cultivado em uma faixa de temperaturas de 4°C a 28°C, mas pode suportar temperaturas mais baixas ou mais altas. Contudo, pode haver dificuldades para cultivá-lo em climas muito úmidos.

COLHEITA

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, (geralmente de 60 a 90 dias após o plantio), mas é ainda melhor é colher quando a planta está florescendo, pois é quando a concentração dos óleos essenciais é maior e as flores também são utilizadas como condimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário