sexta-feira, 14 de novembro de 2014
CIPRESTE - Cupressus sp.
Deixe as sementes de molho em água quente por 24 horas como parte do processo de escarificação. Retire as sementes da água e coloque-as sobre um filtro de café de papel úmido. Dobre o filtro, de maneira que as sementes fiquem no meio e coloque o filtro num saco de plástico vedado, de preferência do tipo ziplock.
Para estratificar as sementes coloque saco de plástico no geladeira por trinta dias. Isso vai simular um inverno frio após o qual as sementes dormentes iniciarão o processo germinativo.
Preparare uma bandeja de germinação de sementes (qualquer recipiente com furos serve). De preferência use subtrato para mudas ou terra leve. Umedeça o solo com água antes da semeadura.
Coloque a bandeja em um local fresco e bem ventilado com luz solar indireta. Manter o solo úmido, mas não molhado, até que as sementes germinem e os brotos apareçam.
Transplante as mudinhas quando tenham uns 10 cm, Se recomienda o cultivo inicial em vasos de plástico, e o transplante ao lugar definitivo quando as mudas sejam bem grandes com um ano de idade ou mais.
Cultivo a sol pleno, em solos MUITO BEM DRENADOS. MODERAÇÃO com a água.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
SHISO - PERILLA - Perilla frutescens var crispa
As sementes de Shiso tem uma curiosidade, elas não germinam se são muito frescas!!
Como Germinar o Shiso
Coloque as sementes na geladeira por 2 meses.
Depois deixe as sementes na água por 24 horas antes da semeadura. Para plantar as sementes já embebidas na água, apenas deite suavemente o recipiente com as sementes na água no vaso ou bandeja.. Não enterre as sementes já que estas precisam de luz para germinar. Simplesmente aperte alguma semente que possa ter ficado solta, ou coloque um pouquinha de areia para ajudar a fixar as sementes no lugar, sem enterrar nem cobrir. Desta forma as sementes devem germinar em 4 a 7 dias. A temperatura ideal de germinação é de aproximadamente 20 graus. Muito calor amais ou a menos, e a germinação pode ser muito pobre ou nenhuma.
Não deixe secar nem alagar as sementes.
Cultive na sombra parcial, e longe do sol forte do meio dia. Não se esqueça o Shiso não é uma planta tropical e por tanto em climas quentes é melhor seu cultivo no outono, inverno e primavera.
Assinar:
Postagens (Atom)