quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lúpulo – Humulus lupulus – Trepadeira Cerveja

Trepadeira Cerveja AA

O Lúpulo, Humulus lupulus, é uma trepadeira herbáceas perene. O lúpulo em si é a flor feminina chamada de cones ou "strobiles". 
Trepadeira Cerveja 11
Suas folhas e brotos são consumidos cozinhados ou em saladas, e o sabor é considerado delicioso. O lúpulo é usado como um sedativo e relaxante. Dormir em um travesseiro cheio de lúpulo é usado para combater a insônia.
O lúpulo é utilizado como agente aromatizante e estabilizante na fabricação de cerveja, chás medicinais e de medicamentos à base de plantas. O lúpulo contém várias características favoráveis à cerveja, o estabelecimento de um equilíbrio entre a doçura do malte com amargura, contribuindo aos sabores peculiares de cada cerveja, sejam florais, cítricos, ervais ou frutados e tendo um efeito antibiótico que favorece a atividade da fermentação.
Se você deseja criar sua própria cerveja com o mais fresco lúpulo no mundo ... tem que cultivar o seu próprio. Dependendo das condições de cultivo, a produção pode chegar até 1kg de flores por planta. Sabor e aroma se baseiam muito nas condições do solo, mas é certo dizer que os lúpulos que você cultive serão exclusivos!
No jardim o Lúpulo precisa de cercas e muros para trepar.
É muito uma planta muito ornamental, especialmente quando em flor.

SEGREDOS DA GERMINAÇÃO

As sementes de lúpulo precisam de um tratamento a frio para induzir a germinação, de manier tal de simular os meses de inverno das regiões onde elá é nativa, onde, normalmente e em forma natural, as sementes germinam na primavera quando o solo se aquece após os meses de intensos frios.

Não é necessário congelar as sementes, uma temperatura de  5 graus Celsius é suficiente. MAS E MUITO IMPORTANTE TAMBÉM, FUNDAMENTAL, que durante este tempo as sementes fiquem úmidas o tempo todo (mas não encharcadas! , para isso coloque as sementes dentro de um filtro de café úmido e coloque este dentro dentro duma sacola plástica). Não deixe nunca secar o filtro de café, mas tampouco pode ficar enchardo (umidificuqe ele pulverizando ou borrifando água). 

Após o período de frio de 3 meses, as sementes devem ser retiradas da geladeira, e mantidas a uma temperatura mais quente, sendo a ideal de 20 a 25 graus Celsius onde germinarão.
As sementes que não germinem podem ser sometidas a outro período de frio de 3 meses e depois a um novo período quente.
O normal é ter uma germinação total, após vários períodos de frio-calor, de não mais que 10 a 50%.
SOLO:
O Lúpulo gosta de solos bem-drenados, ricos em húmus, com um pH de 6,0-6,5. O preparo do solo é importante para um melhor crescimento das plantas. Matéria orgânica, tais como esterco compostado pode ser adicionada ao solo de cultivo.
Deve ser cultivado a pleno sol, mas em áreas mais quentes uma sombra parcial será o melhor, protegendo a planta das horas de mais calor.
Necessidade de água: irrigar o lúpulo regularmente, mas fornecer drenagem.
Resistente à Seca: Sim. O lúpulo tem a capacidade de tolerar a seca.
Fertilizantes: Aplicar um fertilizante equilibrado de liberação lenta durante a primavera e verão;
Temperatura preferência: Embora o lúpulo prefere uma temperatura média anual baixa, eles podem sobreviver em áreas mais quentes, e de fato, está sendo cultivado e produzindo em São Paulo!
Origem: Ásia, Europa, e América do Norte
COMPRE SEMENTES DE LUPULO

CLICANDO AQUI

PLANTAMUNDO.COM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, PROIBIDA SUA COPIA SEM CITAR A FONTE.

















8 comentários:

  1. Exista alguma manual que vocês indicam? há alguma altitude minima ?

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo uma planta de clima frio, o Lupulo pode ser cultivado até em regiões tropicais

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, comprei em outro sitio sementes, mas veio uma página dizendo como plantar, estou meio em dúvida, será que poderia esclarecer. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Tentei fazer assim, muito tempo de umidade na geladeira mofou tudo...

    ResponderExcluir
  5. boa tarde, pelo que entendi, devemos deixar as sementes na geladeira, por 3 meses e depois deixar em temperatura ambiente para germinar. Assim sucessivamente até que a maioria germine?

    ResponderExcluir