quinta-feira, 24 de setembro de 2015

JACARATIÁ – Jacaratia spinosa


Jaracatiá (Jacaratia spinosa (Aubli) A. DC.) é uma árvore neotropical da família Caricaceae), a mesma família do mamoeiro. Originária da Mata Atlântica, a distribuição do jaracatiá abrange os estados desde Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.
Outros nomes populares: Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-do-mato, Mamãozinho,Mamuí.

GERMINAÇÃO

Quebra de Dormência:  Não há necessidade. Não achamos informação técnica, mas devido as características da germinação indicadas abaixo, sugerimos submergir as sementes em GA3 por 48 antes de semear

Colocar as sementes para germinação, logo que recebidas, em canteiros semi sombreados contendo substrato para mudas ou terra orgânica leve. A taxa de germinação é variável, mas sempre muito baixa e normalmente não superior ao 10%. Também pode ser errática e demorar até 2 meses.

Transplantar as mudas para embalagens individuais quando com 4-5 cm.

 

CULTIVO:

Árvore de crescimento rápido, pode atingir  2 metros de altura já no primeiro ano de plantio no campo. Irrigar abundantemente no primeiro ano de plantio, depois resiste as secas. Uma ves estabelecida resiste geadas muito leves. A planta aprecia terrenos porosos e ricos em matéria orgânica, com pH entre 5,0 a 6,5.

Começa a frutificar a partir do 3 ou 4 ano de plantio quando tratada adequadamente.

IMPORTANTE:  Se recomenda plantar pelo menos 3 arvores para que ocorra polinização cruzada e uma grande produção dos frutos (200 a 800 frutos por árvore).
Compre sementes e/mudas de Jacaratia no website da PLANTAMUNDO, CLIQUE AQUI

terça-feira, 8 de setembro de 2015

ERVA MATE–Ilex paraguariensis

GERMINAÇÃO:  MUITO IMPORTANTE!

A dormência das sementes tem um significado ecológico importante, conferindo às sementes resistência à ingestão por animais, ao calor, ao frio, ao fogo e aos demais agentes naturais.  A regeneração de comunidades vegetais a partir de sementes depende, em grande parte, da capacidade da semente "reconhecer" se o ambiente no qual se encontra é favorável à sobrevivência da sua descendência. Assim, o processo de sucessão ecológica, que é a forma como a vegetação e também as florestas se regeneram, só ocorre graças à capacidade das sementes das diferentes espécies e dos diferentes estádios sucessionais "aguardarem" a ocasião certa para germinar.

Em diversas espécies, como erva-mate, araticum, pêssego, maçã e ameixa, ocorre a dormência morfológica, ou seja, as sementes são dispersas com o embrião morfologicamente imaturo. Para que a semente germine é necessário um determinado período de tempo, variável com a espécie, até o completo desenvolvimento do embrião. Esse mecanismo de dormência é conhecido também como imaturidade do embrião ou embrião rudimentar. A estratificação das sementes é o método mais indicado para promover o desenvolvimento do embrião.

As sementes são enterradas na areia fina por aproximadamente seis meses, num processo chamado de escarificação (camadas alternadas de sementes e areia úmida). Depois desse período as sementes são colocadas para germinar numa sementeira, sendo que a germinação ocorre após mais dois meses. Depois elas são passadas para “saquinhos”, onde ficam de quatro a seis meses na estufa para atingirem um padrão de 15 a 20 cm, quando podem ir para o campo.

As técnicas de plantio, apesar de não serem complexas, requerem atenção. Para que o cultivo desta planta seja realizado com sucesso é preciso saber que os melhores dias para o plantio são os dias sem sol. A plântula é muito sensível ao sol, por isso exige sombreamento até que a planta atinja alguma maturidade. As plantas nativas se reproduzem por meio de pássaros que ingerem o pequeno fruto e defecam sua semente já escarificada.

COMPRE SEMENTES DE ERVA MATE CLICANDO AQUI

 

Para sementes de erva-mate recomenda-se a estratificação em areia úmida por 150 dias.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Long Coriander– Chicoria do Norte–Coentro de Folhas Grandes - Culantro - Mexican Coriander - Eryngium foetidum

Sendo uma planta nativa do Caribe e América Central, precisa de calor para germinar bem, mas não calor demais, a temperatura ideal de germinação é de 24-27°C.  A germinação demora entre 2 a 4 semanas.

Como não gosta de transplante, o melhor e plantar 20-30 sementes numa jardineira onde as plantas irão crescer em forma definitiva. Cobrir apenas as sementes com 1 ou 2 mm de substroto leve, não enterrar!

Recentes estudos demostraram que se bem o cultivo tradicional deste coentro é no sol pleno, é muito melhor seu cultivo com sombra parcial (sombrite 60 a 70%)  com um grande incremento na produção de folhas e demora na floração. Mas oense bem, o cutlivo em estudas sob estas condiçoes é tambem mais complicado, com relaçao a fungos e doenças.

Irrigue as jardineiras tantas vezes seja necessário para manter o substrato úmido mas não alagado, lembrese que quantas mas folhas tenha uma planta mas água precisará!

COMPRE SEMENTES DE ESTA PLANTA CLICANDO AQUI