quinta-feira, 24 de setembro de 2015

JACARATIÁ – Jacaratia spinosa


Jaracatiá (Jacaratia spinosa (Aubli) A. DC.) é uma árvore neotropical da família Caricaceae), a mesma família do mamoeiro. Originária da Mata Atlântica, a distribuição do jaracatiá abrange os estados desde Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.
Outros nomes populares: Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-do-mato, Mamãozinho,Mamuí.

GERMINAÇÃO

Quebra de Dormência:  Não há necessidade. Não achamos informação técnica, mas devido as características da germinação indicadas abaixo, sugerimos submergir as sementes em GA3 por 48 antes de semear

Colocar as sementes para germinação, logo que recebidas, em canteiros semi sombreados contendo substrato para mudas ou terra orgânica leve. A taxa de germinação é variável, mas sempre muito baixa e normalmente não superior ao 10%. Também pode ser errática e demorar até 2 meses.

Transplantar as mudas para embalagens individuais quando com 4-5 cm.

 

CULTIVO:

Árvore de crescimento rápido, pode atingir  2 metros de altura já no primeiro ano de plantio no campo. Irrigar abundantemente no primeiro ano de plantio, depois resiste as secas. Uma ves estabelecida resiste geadas muito leves. A planta aprecia terrenos porosos e ricos em matéria orgânica, com pH entre 5,0 a 6,5.

Começa a frutificar a partir do 3 ou 4 ano de plantio quando tratada adequadamente.

IMPORTANTE:  Se recomenda plantar pelo menos 3 arvores para que ocorra polinização cruzada e uma grande produção dos frutos (200 a 800 frutos por árvore).
Compre sementes e/mudas de Jacaratia no website da PLANTAMUNDO, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário