sexta-feira, 14 de outubro de 2016

GRAMA BERMUDA





Nome Científico: Cynodum Dactylum

Características: folhas estreitas, crescimento rápido, cor verde - vivo.

Principais vantagens: embora muito macia, tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida a maus-tratos.

Principais indicações: playgrounds, campos de futebol, tênis e outros esportes.
 


COMO PLANTAR...
 
01)  Remoção de entulho
Defina a área a ser gramada, recomenda-se o preparo da mesma, eliminando torrões, pedaços de madeira, cacos de vidro, plásticos e outros objetos de difícil decomposição.
      02)Erradicação de ervas daninhas
Presentes em todas as regiões, elas devem ser erradicadas antes do plantio das sementes. A remoção poderá ser feita com enxada, ancinho, grade ou arado. Lembre-se fazendo isso, sobram as sementes que estão no solo. Como não existem meios eficientes para removê-las, o ideal é fazer uma irrigação para promover a germinação e arrancá-la novamente.
03)  Correção do solo
Distribua uniformemente 400g/m2 de calcário e incorpore-o com grade ou com enxadão(misturando bem a terra) – O calcário deverá ser jogado no mínimo 15 dias antes do plantio para evitar que sementes sejam danificadas.
04)  Nivelamento do solo
Faça o nivelamento do terreno, preenchendo os pontos baixo, aplainando as elevações. Se possível coloque uma camada de terra vermelha (do subsolo) de 10 a 15 cm. A terra vermelha não contém sementes de ervas daninhas, e impede a germinação das existentes no solo.
05)  Adubação
Faça a adubação com fertilizante 4-14-8 ou superfosfato simples, na medida de 50g/ m2.
06)  Plantio
É necessário que haja condições de irrigação ou que esteja com abundância de chuvas.
Para obter uma boa germinação o ideal é que as sementes estejam cobertas (enterradas) com 1 cm de terra. Pode-se fazer a distribuição das sementes e depois colocar uma camada superficial de terra vermelha. Ou então riscar o terreno num mesmo sentido, com um ancinho e distribuir as sementes. Depois passe novamente o ancinho, no transversal ao primeiro risco procurando cobrir as sementes. Irrigar duas vezes ao dia.
 
08)  Adubação de cobertura
Após 20 dias da germinação é possível e aconselhável fazer a adubação nitrogenada em cobertura. Isto acelera a formação do gramado tornando-o muito mais bonito.

IMPORTANTE:

A GERMINAÇÃO DEMORA DE 10 A 30 DIAS. NESSE PERÍODO A TERRA NÃO PODE SECAR NUNCA.

Certos fatores retardar o tempo de germinação. Ambos semeadura inadequada e falta de fertilidade do solo irá demorar e/ou diminuir a germinação.

Um comentário: