terça-feira, 31 de janeiro de 2017

EPILOBIO - PLANTA PROSTATA - Epilobium parviflorum


Não existe muita (ou alguma) informação sobre o cultivo do Epilobium, já que em sua área nativa, é uma planta silvestre, que cresce facilmente, uma "praga" como diríamos no Brasil.

Todas as fontes dizem que é de muito fácil cultivo, se seu clima é bem frio (aguenta até 30 graus embaixo de zero) pelo que para intentar seu cultivo em nosso pais sugerimos:

1) Colocar as sementes na geladeira (coloque metade das sementes no freezer e a outra mirada na parte mais fria da geladeira, fora do freezer) por 60 dias.

2) Calcule que quando termine esse período de 60 dias seja numa época do ano com as temperatiras mais amenas, já que a temperatura ótima de germinação é de 12 graus. FIQUE DE OLHO NAS SEMENTES FORA DO FREEZER, para ver se alguma germina ai!!

3) Recomendamos o uso de GA3 (ACIDO GIBERELLICO) antes de semear (a venda na PLANTAMUNDO)

4) Plante as sementes a 3 mm de profundidade, em um lugar sem sol direto e com solo bem drenado, e mantenha sempre úmido.

5)  Em sua região nativa as sementes de Epilobium parviflorum germinam normalmente em 2 a 4 semanas.

6) Pode ser cultiva a sol pleno ou sombra parcial, em sua região de origem, aqui no Brasil recomendamos que pegue somente um pouco de sol na manha cedo ou na tarde!

Estaremos fazendo diversos "trials" (testes)  e no caso de ter informação atualizada, postaremos aqui.




COMPRE SEMENTES DE EPILOBIUM CLICANDO AQUI

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CEREUS - Todas as espécies


COLOQUE AS SEMENTES EM ÁGUA SEM CLORO POR 24 HORAS. SE TIVER DISPONÍVEL SE RECOMENDA O USO DE ÁCIDO GIBERELICO (A VENDA AQUI)

DEPOIS SIGA AS INSTRUÇÕES AQUI

Temperatura ideal de germinação 23 a 29 graus durante o dia e 15 a 21 durante a noite.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MIMOSA - Acacia dealbata

GERMINAÇÃO

Como as sementes tem uma casca bem dura se recomenda coloca-lhas em água fervendo por 5 segundos e depois deixar-lhas de molho em água a temperatura ambiente por 24 hs. Se nova que a casca das sementes permanece intacta, sem a semente se inchar (o que mostraria a absorção de umidade), repetir todo o procedimento, ou deixar secar as sementes e lixar-lhas suavemente antes de deixar em molho.

PLANTIO

Plantar em sementeiras, bandejas ou copinhos, apenas cobrindo as sementes com terra ou substrato para mudas. A temperatura ideal de germinação de 20º C, temperaturas muito maiores ou menores podem dificultar ou impedir a germinação. Colocar a sementeira em um lugar umido com muita luz mas sem sol direto. Pouco a pouco as sementes brotarão e poderão se colocadas em um lugar com algumas horas de sol direto. Em 1 ano teremos uma mimosa de uns 15- 20 cm, momento perfeito para trasplantar a vasos.



CULTIVO

- Se recomenda o cultivo a pleno sol.

- Não suporta ventos fortes ou contínuos.

- As temperaturas no inverno não devem ser inferiores a -6ºC.

- O terreno deve ser solto, neutro ou ligeiramente ácido.

- Cresce em solos ligeiramente arenosos mas não suporta solos calcários.

- Aguenta bem a seca prolongada da zona mediterrânea.

- Se recomenda a poda para evitar o crescimento desordenado.

- O maior problema no cultivo da mimosa é o excesso de água, já que as raízes apodrecem facilmente. Não suporta alagamentos


terça-feira, 3 de janeiro de 2017

FIGO DA INDIA - Opuntia ficus-indica

TENHA PACIÊNCIA E NÃO JOGUE FORA A TERRA COM AS SEMENTES PLANTADAS
A germinação da Opuntia ficus-indica pode demorar de 1 semana  6 meses, e mesmo em condições ideias a germinação pode ser demorada e errética.

Como a casca das sementes é muito dura e impede o ingresso de umidade, se recomenda lixar um pouco as sementes (com cuidado!)

As sementes precisam de luz para germinar, NÃO AS ENTERRE. Coloque na superficie da terra ou substrato e aperte para que fiquem no lugar.

Também precisam de calor, 25 a 30 graus idealmente!

Se recomenda o uso de substrato para mudas, numa bandeja ou vaso muito bem drenado. Manter úmido sem alagar.

Inicialmente colocar  um lugar sem sol direto, e somente apos a germinação ir acostumando as pequenas plantinhas ao sol e diminuindo a irrigação.

Cultivo a sol pleno, com água moderada e solos que não precisam ser ricos em matéria orgânica.