quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MIMOSA - Acacia dealbata

GERMINAÇÃO

Como as sementes tem uma casca bem dura se recomenda coloca-lhas em água fervendo por 5 segundos e depois deixar-lhas de molho em água a temperatura ambiente por 24 hs. Se nova que a casca das sementes permanece intacta, sem a semente se inchar (o que mostraria a absorção de umidade), repetir todo o procedimento, ou deixar secar as sementes e lixar-lhas suavemente antes de deixar em molho.

PLANTIO

Plantar em sementeiras, bandejas ou copinhos, apenas cobrindo as sementes com terra ou substrato para mudas. A temperatura ideal de germinação de 20º C, temperaturas muito maiores ou menores podem dificultar ou impedir a germinação. Colocar a sementeira em um lugar umido com muita luz mas sem sol direto. Pouco a pouco as sementes brotarão e poderão se colocadas em um lugar com algumas horas de sol direto. Em 1 ano teremos uma mimosa de uns 15- 20 cm, momento perfeito para trasplantar a vasos.



CULTIVO

- Se recomenda o cultivo a pleno sol.

- Não suporta ventos fortes ou contínuos.

- As temperaturas no inverno não devem ser inferiores a -6ºC.

- O terreno deve ser solto, neutro ou ligeiramente ácido.

- Cresce em solos ligeiramente arenosos mas não suporta solos calcários.

- Aguenta bem a seca prolongada da zona mediterrânea.

- Se recomenda a poda para evitar o crescimento desordenado.

- O maior problema no cultivo da mimosa é o excesso de água, já que as raízes apodrecem facilmente. Não suporta alagamentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário