segunda-feira, 6 de março de 2017

Cubiú - Solanum sessiliflorum




Herbácea semi-perene , de crescimento rápido que pode ser cultivada tanto no sol (mais com irrigação constante) como na semi-sombra (onde se pode irrigar 2 vezes na semana).

Pode ser germinada seguindo as instruções para o tomate, (VEJA AQUIou simplesmente deixando as sementes em molho em água mineral por 24 horas e depois plantadas em areia, substrato ou terra orgânica, apenas cobrindo as sementes. A melhor temperatura para a germinação é de 20-30 graus.

A germinação ocorre em 30 a 40 dias.

Convém semear duas sementes diretamente em cada embalagem individual, ou celula da bandeja.


Cultivar inicialmente em um lugar muito luminoso mas sem sol direto e molhar diariamente, e mudar para sol pleno quando as plantas tenham 30 cm.

A planta resiste a temperaturas de até -1 graus se estiver na sombra de outras arvores ou se for coberta com um plástico na época da geada. Pode ser cultivada em altitudes variando desde o nível do mar até 1.800 m.

O solo deve ser profundo, úmido, ácido, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho ou amarelado). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor frutificação. As plantas iniciam a frutificação com 6 meses após o plantio.

Mudas

As plantas tem prazo de vida curto, não chegando a 5 anos. Por isso, a partir da formaçãp da primeira muda, se recomenda recompor o pomar com sementes da mesma planta.

Cultivo

Pode ser plantada no sol ou na meia sombra num espaçamento entre plantas 2 x 2 m. As covas devem ter 40 cm nas três dimensões e ser preparada adicionando 100g de calcário e 500 g de cinzas e 4 a 6 pás de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses antes do plantio. A melhor época de plantio é de agosto a setembro; após o plantio convém irrigar 2 vezes por semana ininterruptamente.

Podas

Fazer apenas podas de formação eliminando os brotos que nascem na base do caule. Caso o local tenha muito vento, convém fincar uma taquara para se amarrar a planta. Manter cobertura morta por volta do pé para manter a umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário