sábado, 26 de agosto de 2017

TREPADEIRA ELEFANTE - BABY WOOD ROSE - Argyrea nervosa

  • Nome Científico: Argyreia nervosa
  • Nomes Populares: Trepadeira-elefante, Orelha-de-elefante, Rosa-de-pau
  • Família: Convolvulaceae
  • Categoria: Trepadeiras
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Índia
  • Altura: 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
A trepadeira-elefante é uma trepadeira de textura semi-lenhosa, de raízes profundas e crescimento vigoroso, excelente para cobrir caramanchões. Sua ramagem é longa, alcançando cerca de 9 metros de altura. Os ramos são recobertos por uma fina lanugem, assim como a página inferior das folhas. Esta lanugem confere um toque aveludado e uma tonalidade prateada à planta. As folhas da trepadeira-elefante são grandes e cordiformes, de cor verde-escura a acinzentada.

Suas flores são campanuladas, rosa-arroxeadas e muito vistosas. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos surgem no outono e são decorativos, lenhosos, marrons, e em conjunto com as sépatas, também lenhosas, são conhecidos como rosas-de-madeira. As sementes são numerosas, amarronzadas e contêm substâncias alucinóginas e antiinflamatórias. Elas são utilizadas há milhares de anos em rituais espirituais e na medicina Ayurveda.
No paisagismo a trepadeira-elefante é indicada para cobrir estruturas médias e grandes, tais como pórticos, pérgolas e caramanchões. Nestes suportes ela oferece uma sombra fresca e agradável, com suas folhas enormes, bem ao estilo tropical. Também é apropriada para cercas e muros. Por seu porte naturalmente avantajado, não é indicada para vasos ou jardineiras, sob pena de se tornar raquítica e fraca. Devido à facilidade de propagação, esta espécie pode se tornar invasiva.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e periodicamente irrigado. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente por sementes ou por estaquia. 


GERMINAÇÃO 





Corte a casca exterior das sementes com uma faca. Faça um corte superficial longe do centro. Outra alternativa é usar uma lima para desgastar uma parte da casca. Deixe as sementes de molho em água por 12 horas antes do plantio.

Plante as sementes em uma área onde há terra de drenagem livre e que não receba luz solar direta. Elas não precisarão de muita luz solar para crescerem.

Certifique-se de que a terra não esteja muito compactada e, principalmente, grossa. 

Regue-as pelo menos uma vez por dia. Verifique-as ao longo do dia para certificar-se de que a terra esteja úmida, mas não exagere na rega. Depois de uma semana, suas sementes começarão a germinar, mas tenha paciência, a germinação pode demorar até 4 semanas ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário