domingo, 21 de janeiro de 2018

Levístico (Levisticum officinale)

Cultivo do Levístico (Levisticum officinale)


O levístico (Levisticum officinale) é uma planta perene semelhante ao aipo ou salsão, e que pode atingir mais de dois metros de altura. A planta inteira pode ser utilizada na alimentação, sendo as folhas consumidas cruas ou cozidas como o aipo, ou usadas como tempero, podendo ser usadas no lugar da salsa ou salsinha, embora seu sabor seja mais forte. As sementes (na verdade frutos secos contendo as sementes) são parecidas com as sementes do funcho e do cominho, e podem ser usadas em pães, doces, biscoitos e como especiaria. Já as raízes têm um sabor muito forte, mas também podem ser consumidas cruas ou cozidas, e quando secas e raladas podem ser usadas como condimento. Esta planta também é utilizada para diversos fins medicinais.


O levístico pode chegar a ultrapassar 2 metros de altura

Clima

O levístico é uma planta que cresce melhor com temperaturas moderadas variando entre 15°C e 30°C, mas também pode ser cultivada em climas mais frios, onde a parte aérea da planta morre no inverno e renasce na primavera. Esta planta pode suportar geadas leves.

Luminosidade

Esta planta pode ser cultivada sob luz solar direta ou em sombra parcial.
A floração do levístico se dá em umbelas como em outras plantas de sua família, tais como o funcho ou a cenoura

Plantio

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, mas a não mais do que 5 mm de profundidade. As mudas de levístico podem ser transplantadas quando estiverem grandes o bastante para serem manuseadas. A germinação das sementes pode levar de uma a quatro semanas na temperatura ideal de 20 graus.
O espaçamento entre as plantas geralmente pode ser de 60 cm a 75 cm.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
Em contato com a pele, a seiva da planta pode provocar fitofotodermatose em algumas pessoas, assim use luvas para proteger as mãos quando estiver manuseando ou cortando a planta, principalmente em dias ensolarados.
O levístico pode ser cultivado a partir de sementes ou pela divisão de plantas bem desenvolvidas 

Colheita

Uma leve colheita de folhas pode ser feita no primeiro ano em hortas domésticas, mas o ideal é que a colheita seja feita apenas a partir do segundo ano de plantio, quando as plantas se encontram melhor desenvolvidas. As folhas são geralmente usadas frescas, mas também podem ser deixadas para secar em local bem ventilado, em seguida podendo ser armazenadas para uso como condimento.
Os frutos ou sementes podem ser colhidos quando estão ficando amarronzados. Corte as umbelas e deixe-as terminar de secar sobre um pano ou sobre um recipiente de tamanho adequado, para facilitar a coleta das sementes (frutos secos) que se desprenderem.
As plantas se tornam lenhosas a partir do quarto ano de vida e devem então ser renovadas. Aproveitando que as plantas precisam ser arrancadas, faz-se a colheita das raízes. Pedaços das plantas contendo raízes e rebentos podem ser usados para propagar o levístico e renovar a plantação.
A colheita das folhas do levístico geralmente começa no segundo ano

Um comentário:

  1. Plantei dia 26/05/2020
    Hoje dia 15/06/2020 ainda não germinaram 🙁 como está fazendo frio, vou aguardar mais um pouco

    ResponderExcluir