segunda-feira, 7 de maio de 2018

ALCAPARRAS - Capparis spinosa

Clima

A alcaparra prefere um clima quente e seco, tolerando bem altas temperaturas (até mesmo temperaturas em torno de 40°C), embora também possa algumas vezes suportar baixas temperaturas no inverno (até aproximadamente -8°C). Excesso de umidade pode prejudicar esta planta.

Luminosidade

Exige iluminação solar direta.

Solo

Pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, desde que bem drenado, mas o ideal é um solo calcário. Cresce bem mesmo em solos pedregosos, e pode ser encontrada crescendo naturalmente em brechas e fissuras de antigos muros de pedra nas regiões onde é nativa. O pH do solo pode estar na faixa de 6 a 8,5, mas o ideal é um pH levemente alcalino na faixa de 7,5 a 8.

Irrigação

O melhor é que não falte água, mas o solo deve ter uma excelente drenagem e não deve permanecer úmido por um longo tempo. Quando bem desenvolvida não exige muita água e suporta períodos de seca. O excesso de água pode favorecer o surgimento de doenças.

Germinação

Coloque as sementes imersas em água por um dia. Depois coloque-as num filtro de café apenas umedecido (e este nua sacolinha ziplock) na geladeira por 2-3 meses, e depois desse periodo que simulará o inverno de sua região nativa, deixá-las imersas em água morna por um dia, antes de semeá-las.

Plantio

As sementes são pequenas e podem levar meses para germinar. Seja paciente! A taxa de sementes que germinam rápido é normalmente baixa.  O uso de GA3 ajuda na germinação. Semeie em sementeiras, saquinhos para mudas ou vasos, transplantando as mudas para o local definitivo quando estiverem com um ano. As mudas crescem lentamente nos primeiros meses.

O espaçamento recomendado varia conforme a cultivar e as condições de cultivo, podendo ir de 2,5 m a 5 m entre as plantas. A alcaparra também pode ser cultivada em vasos.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
Quando a planta se encontra dormente, pode os ramos, eliminando os ramos mortos, fracos ou doentes. Quando a planta estiver em plena produção, corte os ramos improdutivos.

Fonte: hortas.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário