domingo, 30 de setembro de 2018

CUITÉ - CABAÇA DE ÁRVORE - Crescentia cujete

GERMINAÇÃO

Plante em vermiculita ou areia lavada, apenas cobrindo as sementes,  molhe em abundancia sem deixar secar. Tenha paciencia, a germinação pode se iniciar recém com 25 a 45 dias!

A temperatura ideal de germinação é de 20 a 30 graus.


As mudas se desenvolvem melhor se cultivadas em ambiente sombreado e atingem 35 cm com 7 a 8 meses após a germinação, tempo em que já podem ser plantadas no lugar definitivo.

CULTIVO

Pode ser plantada a pleno sol ou na composição de bosques em praças ou jardins. Espaçamento mínimo 5 x 5 m. Abra covas com dimensões de 40 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra da superfície com 500 g de calcário, 1 kg de cinzas e 8 kg de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês. Se ocorrer geada na região convém proteger a planta nos primeiros 2 anos de plantio.

CLIMA

Planta tropical que pode tolerar 1 a 2 geadas leves por ano uma vez estabelecida.

PODAS

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa esparramada deixe que a planta cresça livremente. 

ADUBAÇÃO

Adubar com composto orgânico, pode ser 6 a 8 pás de matéria orgânica + 40 gr de N-P-K 10-10-10, distribuindo os nutrientes à 20 cm do tronco; dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.

TEMOS SEMENTES FRESCAS A VENDA EM NOSSO WEBSITE 

Um comentário:

  1. Bom dia,Obrigada pela atenção, mas não visualizei o período de plantio.Pode ser em qualquer época. Obrigada.

    ResponderExcluir