quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Cereja Tramazeira - Sorbus Aucuparia

As sementes de Sorbus têm uma profunda dormência dentro delas, isso requer um certo grau de paciência para germinar.

Primeiro prepare um substrato de drenagem livre no qual as sementes serão misturadas; pode ser uma mistura 50/50 de composto e areia, ou perlita, vermiculita. O substrato escolhido precisa ser úmido (mas não molhado); se você puder espremer água com a mão, ele estará muito úmido e suas sementes poderão se apodrecer e morrer. Misture as sementes no substrato, certificando-se de que haja volume suficiente de material para manter as sementes separadas.

Coloque a mistura de sementes em um saco plástico transparente (sacos para congeladores, especialmente sacos com zíper são muito úteis para isso - desde que um pequeno espaço seja deixado no selo para troca de ar) Se não for um saco do tipo com zíper, será necessário um saco plástico frouxamente amarrado. Em seguida, escreva a data na bolsa para saber quando o pré-tratamento foi iniciado.

As sementes precisam de um longo período de frio para quebrar a dormência, para isso, coloque a bolsa na geladeira a (4 graus Celsius) por 30 semanas (embora seja possível que a germinação comece a partir da 16ª semana -para isso verifique as sementes a cada poucas semanas!). É bem possível que as sementes germinem no saco a essas temperaturas quando estiverem prontas para fazê-lo; se o fizerem, basta removê-las do saco e plantá-las cuidadosamente.

Quando o período de pré-tratamento terminar, as sementes deverão estar prontas para serem plantadas. Pequenas quantidades podem ser semeadas em vasos ou bandejas cheias de adubo de boa qualidade e cobri-los com uma fina camada de adubo com no máximo 1 cm de profundidade. 


Todas as sementes de sorbus germinarão mal se as temperaturas do canteiro estiverem muito altas. Tente manter a temperatura do solo abaixo de 15 graus
Celsius usando sombreamento, se possível, ou sementes, para que eu entre em dormência secundária. Mantenha as mudas bem regadas e sem ervas daninhas.

O crescimento no primeiro ano é geralmente entre 10 e 50 cm, dependendo do tempo de germinação e técnicas culturais, e o desenvolvimento de mudas geralmente não causa problemas. Permita que cresçam por 1 ou 2 anos antes de plantá-las em uma posição permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário