terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Margarida Azul - Felicia sp


 GERMINAÇÃO

Misture as sementes em um substrato de boa qualidade, coloque em uma sacolinha ziplock, mantenha úmido e estratifique por refrigeração (deixe na geladeira!) por três semanas. Tempo de germinação: um mês. Temperatura de 18 a 21 ° C. Se sua área tem geadas comece sete ou oito semanas antes da última geada esperada. 

CULTIVO

As sementes devem ser levemente cobertas com uma fina camada de solo superficial. Gostam de crescer numa área com muito sol e solo bem drenado, com um solo mediano. Mantenha o solo moderadamente úmido durante a germinação.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Glicinia - Wisteria sinensis

 

GERMINAÇÃO
 
1

Germine as sementes. Ao criar a planta a partir de uma semente, uma boa ideia é germinar a semente primeiro, porque isso aumenta a chance de que ela se enraíze no chão. 

Coloque a semente em uma pequena tigela e encha-a de água quente. Deixe-as repousando na água por 24 horas.  

Depois de 24 horas, retire a água. Em cada semente, use a unha para tirar uma pequena parte da casca da semente. 

2 

Plante as sementes em tubetes ou bandejas. Encha o tubete quase até a borda com terra preta e coloque uma ou duas sementes na parte de cima da terra, em cada tubete. As sementes devem estar de lado; cubra-os com cerca de 0,6 de terra preta. 

Coloque as tigelas com os tubetes em cômodos quentes e com muita luz. Adicione um pouco de água ao solo e mantenha-o úmido enquanto as sementes estiverem brotando. 

3 

Deixe que as sementes brotem. Mantenha-as aquecidas e úmidas enquanto germinam, banhando-as em muita luz natural. Elas deverão brotar em 10 a 30 dias. Antes de transplantar os brotos, verifique se possuem ao menos de 10 a 12 cm, além de algumas folhas em cada caule
 

PLANTIO

1 

Escolha a localização correta. Há algumas considerações ao plantar a glicínia, incluindo a análise de tudo que ela precisa para sobreviver e os melhores locais para plantá-la sem causar danos e atrapalhar. Por exemplo: 

A planta poderá ficar bem grande. Ela pode desenvolver ramos e crescer sobre uma pérgola ou mirante, mas acabará atrapalhando se você não quiser subir em uma escada para podar a árvore. 

Como a glicínia é uma trepadeira, evite plantá-la perto da sua casa ou em construções, já que os ramos dela podem acabar penetrando por baixo do solo e estragar venezianas ou estruturas. 

Ao se desenvolver rapidamente e de maneira tão farta, plante-a longe de outras plantas ou ela poderá sufoca-las. 

A glicínia precisa de muita luz do sol para crescer e florescer; escolha um local onde a planta obterá total exposição ao sol. O tipo de solo pouco importa, mas é necessário que ele esteja sempre úmido. 

2 

Cave um buraco. O buraco deve ter a profundidade das raízes e apresentar comprimento de duas a três vezes maior que a largura das raízes. Ao plantar mais de uma glicínia, verifique se os buracos estão separados por ao menos 3 a 4,5 m.

3 

Transfira a plântula. Quando o buraco estiver pronto, remova cuidadosamente a plântula da cápsula virando-a de ponta-cabeça com uma mão e segurando a planta com a outra. 

Quando as raízes deslizarem para fora da cápsula, coloque-as cuidadosamente de volta no buraco. 

Deposite mais terra e adubo para cobrir as raízes e regue a planta. Deixe que a água penetre e preencha o buraco com terra e adubo.

Use as mãos para pressionar a terra em volta da planta, regando-a um pouco mais. 

4

Revista-a com cobertura morta. Ela ajuda a manter o solo em volta da glicínia úmido, o que é ótimo para ela. A cada primavera, adicione uma camada de adubo e outra de cobertura morta na parte superior do solo onde a glicínia está.

5 

Dê apoio físico à glicínia. Como é uma planta muito pesada, a glicínia “desaba” sem o apoio adequado e devido ao peso no vento. É importante dar apoio a ela através de estacas, caso ela não tenha sido plantada perto de uma estrutura ou parede que forneça suporte a ela. 

Quando a glicínia se estabelecer, insira uma estaca de madeira de 15 a 30 cm no chão, com distância de cerca de 4 cm do caule. 

Usando um barbante, prenda o caule da planta à estaca a cada 20 cm. 

6 

Verifique se a planta recebe água suficiente. Isso é ainda mais importante no primeiro ano, porque a glicínia precisa do equivalente a 2,5 cm de água toda semana. Ao não receber água suficiente da chuva, será preciso regá-la. 

Mesmo quando estiver chovendo e a glicínia receber essa quantidade, regue-a uma vez por semana. 

7

Pode regularmente. A glicínia responde bem à poda, que ajuda sua planta a florescer. Corte pelo menos metade dos ramos que cresceram desde o último inverno, deixando apenas alguns botões por galho. Você pode podar mais vezes ao longo do ano, também. 

 Tente podar novamente após a glicínia dar flores no verão se quiser que a planta tenha uma aparência mais formal. 

Você pode encorajar a produção de flores ao podar os ramos da glicínia a cada duas semanas durante o verão. 

 

Importante: Apesar da glicina geralmente não necessitar de um fertilizante, evite os que possuem muito nitrogênio ao tentar enriquecer o solo. Isso fará com que a planta cresça sem flores; em vez disso, escolha um fertilizante rico em fósforo.

  •  

domingo, 7 de novembro de 2021

Poppy Danish Flag - Papaver sp

 

GERMINAÇÃO

Coloque 1/2 xícara de terra de substrato para mudas (ou terra peneirada e esterilizada) em um saco plástico.

Pulverize uma pequena quantidade de água na terra.     

Adicione as sementes de papoula no saco.     

Misture as sementes de papoula na terra.     

Feche o saco e leve à geladeira por 14 dias.     

Remova após 14 dias e plante no lugar definitivo

Germinação: 8-14 dias.   

Profundidade de plantio de sementes: Semeie na superfície, pressione no solo.    

Começar dentro de casa: difícil de transplantar, não recomendado.

Necessidades de luz: Sol pleno, sombra parcial em climas quentes.

Necessidades do solo: Solto médio, bem drenado.

Dias aproximados para florescer a partir da semente: 60-80 dias.


Não use muita água, pois pode causar mofo ou afogar as sementes.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Agapanto - Agapanthus africanus - Lirio africano

 

Agapanthus: veja cuidar e cultivar essa flor | Blog Plantei

Germinação

Pre- Tratamento

Coloque as sementes na geladeira por 4-4 semanas antes de germinar

Depois desse período e antes de semear  deixe as sementes de molho em água morna por várias horas antes do plantio. Semeie a semente na superfície de um composto arenoso e cobra com uma fina camada de mais composto.

Coloque a bandeja em um local quente onde as sementes serão expostas ao sol por pelo menos seis horas por dia. Molhe leve e suavemente sempre que a superfície da mistura para envasamento estiver seca. Tenha cuidado para não regar em excesso. Mova as bandejas para uma área fresca e brilhante após a germinação das sementes, o que geralmente leva cerca de um mês mas pode demorar até 3 meses;

Como plantar e cuidar da agapanthus?

Solo: os agapantos gostam de solos bem drenados, leves, férteis e rico em matéria orgânica. Se o plantio for feito em vasos, observe se a água está escoando com facilidade. A retenção no fundo pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Clima: a preferência é por temperaturas acima de 18°C, se desenvolvendo melhor em climas quentes, embora suporte temperaturas mais baixas e até geadas leves uma vez estabelecidos.

Iluminação: precisam de bastante luz solar direta. Também toleram sombra parcial, mas poucos agapantos florescem quando cultivados nessas condições.

Irrigação: mantenha o solo do canteiro ou dos vasos sempre úmido, mas nunca encharcado. Quando o agapanto está bem desenvolvido, já em sua fase adulta, suporta tranquilamente curtos períodos de seca.

 

As flores dos agapanthus surgem no final da primavera e durante o verão. Como elas são plantas perenes, devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos, aproximadamente. 

Se a planta for cultivada à meia-sombra, é provável que ela não dê flores, já se desenvolve melhor quando exposta à luz solar direta diariamente. 

Quando plantadas em grupos, dão um charme muito especial ao jardim, principalmente porque suas folhagens chamam atenção, criando um belo efeito nos canteiros.

 

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Algodão - Todas as variedades

 

 Semeando Algodão
O algodão é um planta de clima quente que precisa de uma longa estação de crescimento. Você pode semear diretamente no solo na maioria das regiões do Brasil.

Em geral, trate o algodão da mesma forma que o tomate. Semeie-as usando uma mistura para mudas de alta qualidade em uma sala quente bem iluminada cerca de seis semanas antes da última geada esperada (se tiver geadas) Plante duas sementes por xícara de substrato. Plante as sementes com 1,5 cm de profundidade. Reduza as sementes a uma por vaso.


O algodão germina melhor em temperaturas entre 24-26° C. As sementes levam cerca de duas semanas para germinar, então não fique impaciente.
 

Requisitos do solo
O algodão prefere terra solta, mas muitas variedades crescem em solo compacto e seco. O algodão pode lidar com tipos de areia, argila e argila igualmente bem. As plantas preferem um pH entre 5,5-8,5 e terra rica e bem drenada. Adicione uma quantidade generosa de composto aos primeiros centímetros de solo antes de plantar.

 

Requisitos de sol

O algodão precisa de pleno sol para ser produtivo. 

Crescendo em vasos
Você também pode cultivar algodão dentro de casa como planta de casa, porque ele se sai bem em recipientes. Você precisará fornecer luz suplementar se quiser que seja produtivo.

Você também pode cultivar algodão fora em vasos. Certifique-se de usar um vaso maior, como o tamanho usado para árvores.
 

Espaçamento
Se você estiver plantando diretamente no solo, plante as sementes a cerca de 50 centímetros de distância. O algodão é autopolinizável, o que facilita o cultivo em um pequeno jardim.

Rega
Mantenha as plantas de algodão em crescimento úmidas, mas não molhadas. O excesso de água os torna suscetíveis a doenças de apodrecimento. A água é especialmente importante durante o período de desenvolvimento da cápsula.

Fertilizante
O algodão é um alimentador pesado e precisa de nitrogênio e potássio. Ele também aprecia um fertilizante orgânico, como a emulsão de peixe. Os fertilizantes orgânicos desenvolvidos para tomates são bem adequados para suas plantas de algodão.
 

Cobertura do solo
O algodão se beneficia de uma aplicação espessa de cobertura morta. A palha é melhor porque retém a umidade, mas permite a circulação do ar.