sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Glicinia - Wisteria sinensis

 

GERMINAÇÃO
 
1

Germine as sementes. Ao criar a planta a partir de uma semente, uma boa ideia é germinar a semente primeiro, porque isso aumenta a chance de que ela se enraíze no chão. 

Coloque a semente em uma pequena tigela e encha-a de água quente. Deixe-as repousando na água por 24 horas.  

Depois de 24 horas, retire a água. Em cada semente, use a unha para tirar uma pequena parte da casca da semente. 

2 

Plante as sementes em tubetes ou bandejas. Encha o tubete quase até a borda com terra preta e coloque uma ou duas sementes na parte de cima da terra, em cada tubete. As sementes devem estar de lado; cubra-os com cerca de 0,6 de terra preta. 

Coloque as tigelas com os tubetes em cômodos quentes e com muita luz. Adicione um pouco de água ao solo e mantenha-o úmido enquanto as sementes estiverem brotando. 

3 

Deixe que as sementes brotem. Mantenha-as aquecidas e úmidas enquanto germinam, banhando-as em muita luz natural. Elas deverão brotar em 10 a 30 dias. Antes de transplantar os brotos, verifique se possuem ao menos de 10 a 12 cm, além de algumas folhas em cada caule
 

PLANTIO

1 

Escolha a localização correta. Há algumas considerações ao plantar a glicínia, incluindo a análise de tudo que ela precisa para sobreviver e os melhores locais para plantá-la sem causar danos e atrapalhar. Por exemplo: 

A planta poderá ficar bem grande. Ela pode desenvolver ramos e crescer sobre uma pérgola ou mirante, mas acabará atrapalhando se você não quiser subir em uma escada para podar a árvore. 

Como a glicínia é uma trepadeira, evite plantá-la perto da sua casa ou em construções, já que os ramos dela podem acabar penetrando por baixo do solo e estragar venezianas ou estruturas. 

Ao se desenvolver rapidamente e de maneira tão farta, plante-a longe de outras plantas ou ela poderá sufoca-las. 

A glicínia precisa de muita luz do sol para crescer e florescer; escolha um local onde a planta obterá total exposição ao sol. O tipo de solo pouco importa, mas é necessário que ele esteja sempre úmido. 

2 

Cave um buraco. O buraco deve ter a profundidade das raízes e apresentar comprimento de duas a três vezes maior que a largura das raízes. Ao plantar mais de uma glicínia, verifique se os buracos estão separados por ao menos 3 a 4,5 m.

3 

Transfira a plântula. Quando o buraco estiver pronto, remova cuidadosamente a plântula da cápsula virando-a de ponta-cabeça com uma mão e segurando a planta com a outra. 

Quando as raízes deslizarem para fora da cápsula, coloque-as cuidadosamente de volta no buraco. 

Deposite mais terra e adubo para cobrir as raízes e regue a planta. Deixe que a água penetre e preencha o buraco com terra e adubo.

Use as mãos para pressionar a terra em volta da planta, regando-a um pouco mais. 

4

Revista-a com cobertura morta. Ela ajuda a manter o solo em volta da glicínia úmido, o que é ótimo para ela. A cada primavera, adicione uma camada de adubo e outra de cobertura morta na parte superior do solo onde a glicínia está.

5 

Dê apoio físico à glicínia. Como é uma planta muito pesada, a glicínia “desaba” sem o apoio adequado e devido ao peso no vento. É importante dar apoio a ela através de estacas, caso ela não tenha sido plantada perto de uma estrutura ou parede que forneça suporte a ela. 

Quando a glicínia se estabelecer, insira uma estaca de madeira de 15 a 30 cm no chão, com distância de cerca de 4 cm do caule. 

Usando um barbante, prenda o caule da planta à estaca a cada 20 cm. 

6 

Verifique se a planta recebe água suficiente. Isso é ainda mais importante no primeiro ano, porque a glicínia precisa do equivalente a 2,5 cm de água toda semana. Ao não receber água suficiente da chuva, será preciso regá-la. 

Mesmo quando estiver chovendo e a glicínia receber essa quantidade, regue-a uma vez por semana. 

7

Pode regularmente. A glicínia responde bem à poda, que ajuda sua planta a florescer. Corte pelo menos metade dos ramos que cresceram desde o último inverno, deixando apenas alguns botões por galho. Você pode podar mais vezes ao longo do ano, também. 

 Tente podar novamente após a glicínia dar flores no verão se quiser que a planta tenha uma aparência mais formal. 

Você pode encorajar a produção de flores ao podar os ramos da glicínia a cada duas semanas durante o verão. 

 

Importante: Apesar da glicina geralmente não necessitar de um fertilizante, evite os que possuem muito nitrogênio ao tentar enriquecer o solo. Isso fará com que a planta cresça sem flores; em vez disso, escolha um fertilizante rico em fósforo.

  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário