quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pimenta Roxa do Peru

PimentaRoxaP10

SUMERGER AS SEMENTES EM UM COPO DE AGUA MINERAL O FERVIDA (a temperatura ambiente) com 5 gotas de solucao clorada HIDROSTERIL o similar marca (usada para esterilizar verduras). Deixar nessa solucao por 15 MINUTOS.

Mexer na água suavemente com uma colher um espetinho de madeira, previamente desinfetados, para ter certeza que as sementes estão sendo impregnadas pela solução.

Depois destes 15 minutos lavar as sementes com água fervida, colocando as em um coador, e por pelo menos 5 ou 6 vezes.

ESTA E UMA PIMENTA DE ORIGEM TROPICAL. PARA TER UMA BOA GERMINACAO NECESSITA DE CALOR!!! As sementes não vão germinar, ou vão demorar muito e germinar pouco se a temperatura não for apropriada (entre 25 e 30 graus). Se a temperatura local não e correta para a germinação, cobrir as sementes com um vidro o com plástico de garrafas pets, fazendo efeito mini estufa.

Plante as sementes em saquinhos o copinhos individuais assim não vão sofrer no momento to transplante ao solo ou vasos maiores. A germinação pode ocorrer dos 10 aos 30 dias ou ainda depois se as condições não são perfeitas.

Sempre utilize SUBSTRATO, não terra (o substrato se compra nas lojas de plantas). Substrato de floreiras e o melhor, mas qualquer outro serve. O substrato permite melhor areação das sementes, o que e fundamental na germinação.

Coloque as sementes acima do substrato, e tampe só com uns 2/3 milímetros de substrato.

REGO DIARIO ATE A GERMINACAO. Não deixe secar o substrato.

NAO DEIXE AS MUDINHAS PEQUENAS NO SOL DIRETO, NEM PERMITA QUE O SUBSTRATO SEQUE. Também não exagere com a sombra, já que sem sol, as mudas são propensas a pegar pragas, e não vão frutificar.

Uma vez que as mudinhas alcanzem 5/10 cms ja podem ser acostumadas ao sol, e colocadas finalmente no lugar definitivo que deve ser ensolarado.

Use boa drenagem, não permita que as sementes fiquem alagadas.
Transplantar com cuidado, sem mexer nas raízes, quando as mudinhas tiverem uns 7/10 cms.

Pelo tamanho diminuto adapta-se bem ao plantio em vasos pequenos.

Cuidado com os fertilizantes, especialmente com o nitrogenio, que tende a estimular o crescimento em detrimento à resistência das plantas e a frutificacao.

Fique de olho nas pragas e remova manualmente todas que você enxergar, para evitar as grandes infestações.

Boa Sorte!

13 comentários:

  1. Eu comprei uma vaso de pimenta roxa ontem, parecida com malagueta. Gostaria de saber como cuidar dela, pois já tive outras e morreram por falta de saber cuidar. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  2. eu sempre costumo regar de manhã e a tarde como faço com as outras e numca perdi um pé deixo tomar umas horas de sole so.não sei se ajudou mas e´isso que eu faço falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no nordeste o sol castigou demais a minha... Quase perdi... Ela gosta de sol mas pelo visto nem tanto... ?

      Excluir
  3. Eu não consigo fazer molho da pimenta roxa com azeite

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei uma sementeira roxa,mas logo que eu molhei ela, ela murchou. Também ficou muito tempo no sol, e estava muito quente nesse dia. Hoje eu ganhei uma muda de semente roxa. Espero que não murche. Vou regar ela com borda de café para melhor desenvolvimento. Espero que ela cresça linda e saudável.

    ResponderExcluir
  5. As minhas estão lindas e não tomam tanto sol.

    ResponderExcluir
  6. Tenho alguns pes sao deliciosas ecatdem pra cachorro

    ResponderExcluir
  7. Quando eu posso colher a pimenta roxa ela muda de cor ou fica na mesma cor

    ResponderExcluir
  8. Como saber quando a pimenta roxa estará boa para colher?

    ResponderExcluir