domingo, 20 de dezembro de 2009

BERINGELA AMARELA GIGANTE

Yellow Eggplant   (27)

PARA GERMINACAO, USE AS DICAS DO SOLANUM OVIGERUM (da mesma familia):  CLIQUE AQUI

Apreciada em receitas de diferentes culturas, a berinjela é o principal ingrediente de comidas típicas da cozinha mediterrânea, indiana, francesa e de países do Oriente Médio. Finas fatias sobrepostas de berinjela e de batata recheadas com carne moída dão forma ao moussaka, tradicional prato da culinária grega parecido com lasanha, mas sem o uso de massa de farinha de trigo.
É possível que o sabor multicultural do legume tenha surgido com a proliferação do seu plantio pelo mundo, a partir da sua origem nas zonas tropicais da China e da Índia.

Até o continente europeu, a trajetória da berinjela foi conduzida pelos árabes. Em terras brasileiras, chegou no século 16, trazida pelos colonizadores portugueses. O seu cultivo predomina no Sul e Sudeste do Brasil.

A berinjela se desenvolve bem em regiões de clima tropical e subtropical, mas sem excesso de chuva. Em épocas de floração, ela não suporta frio intenso e geadas. Para o cultivo, prefere as temperaturas entre 18 e 25 graus, principalmente nas estações da primavera, do verão e do outono.

O legume, pertencente à família das solanáceas, nasce de plantas arbustivas, com caule semilenhoso e folhas grandes. Chega a atingir mais de um metro de altura, com flores roxas. Os frutos, ovais, alongados e de toque macio - 50% do volume da berinjela é ar -, possuem proteína, cálcio, ferro e fósforo, além de serem boa fonte de sais minerais e vitaminas, com valor nutricional comparado ao do tomate.

Dicas

Cuidado ao manipular os frutos durante a colheita. Eles são bastante sensíveis ao amassamento e às avarias de ferramentas e outros materiais. Use uma tesoura de poda ou uma faca com corte afiado para retirar as berijelas das plantações, pois o pedúnculo é lenhoso e resistente.
Devido às propriedades da berinjela, o suco do legume ajuda a reduzir o colesterol ruim. Um quarto de uma berinjela média batida com três laranjas, açúcar ou adoçante, serve para uma pessoa.

Dados Gerais

Espécie: a berinjela (Solanum melogena), como o pimentão, o jiló, o tomate e a batata, pertence à família das solanáceas.
Plantio: nos meses da primavera, verão e outono, mas pode ser plantada no entanto o ano todo em locais de clima quente.
Solo: revolvido e destorroado, com a aplicação de adubo orgânico e a adição de fertilizante químico.
Clima: tropical e subtropical.
Uso culinário: assada, ensopada, recheada e cozida, frita à milanesa, grelhada, como antepasto, em conserva e suco
Uso medicinal: ajuda no emagrecimento, é diurética e reduz gordura no fígado; o suco combate o colesterol e a hipertensão; as folhas ajudam a aliviar a dor de queimaduras.
Colheita:  nesta variedade a partir de 120  dias de semeadura.

Fonte  General: Globo Rural

13 comentários:

  1. minha beringela além de muito grande, nasceu preta e depois foi ficando amarelada. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  2. As minhas estão amareladas o que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Queremos respostas as essas perguntas nos ajude

    ResponderExcluir
  4. Nasceu um pé da berinjela no meu quintal, e a berinjela cresceu muito era verde e mudou de cor ficando amarelo... tenho medo de comer não sei se é berinjela mesmo pois estranhei por não ser roxa como o normal.
    Gostaria de saber se podemos consumir?

    ResponderExcluir
  5. Tenho essa berinjela no meu quintal e faço refogada. ..é uma dlc. ..pode consumir sim. ..eu antes não sabia da existência de uma berinjela que não fosse roxa e tô adorando essa

    ResponderExcluir
  6. eu tambem tenho um pe no meu quintal estou consumindo favo refogada ,frita e uma delicia estou amando.

    ResponderExcluir
  7. São bem grandes e macias e bem amarelas.

    ResponderExcluir
  8. Eu também gostaria de saber o que fazer com a beringela depois que fica amarela.

    ResponderExcluir
  9. Minhas beringelas estao ficando amarelas ,o que estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  10. Minhas berinjelas nascem roxa e depois de uns dias começam ficar amarelas .E normal?

    ResponderExcluir
  11. Eu me assustei com a minhas beringela nasceu Verde depois foi amarelando fiquei com medo de comer depois eu vi no YouTube que existe beringela amarela gigante aí eu fiquei mais calma e vou fazer ela refogada Ok

    ResponderExcluir
  12. Moro no nordeste tenho essa especie de berinjela mais nunca consumi.

    ResponderExcluir