quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Vine Peach – Cucumis melo cv. Chito

peachvine

INÍCIO – Pode ser plantado o ano todo, a melhor epoca sao períodos de pouca chuva. Escolha um local de cultivo onde há bastante incidência de sol, predomine o clima quente e não haja muitas correntes de vento. Em regiões com temperaturas amenas, recomenda-se o plantio entre outubro e fevereiro.

PLANTIO - além de local com clima quente, o melão apresenta bom desenvolvimento se plantado em solos profundos e bem drenados, com textura areno-argilosa e soltos. O pH deve estar entre 6,4 e 7,2.

Plantar a 1/2 centímetro de profundidade, use bandejas de isopor e tubetes para a germinação inicial, e faca o transplante quando as mudas tem 15/20 cm de altura.

Sugerimos 4/5 sementes por vaso ou cova, e depois  desbaste as plantas quando aparecerem de quatro a cinco folhas. (as mais fracas devem ser retiradas, deixar so 1 ou 2 mudas).

CUIDADOS - evite prejuízos que podem ocorrer na plantação de melão com o uso de cobertura morta na área de cultivo. Os frutos não devem ficar em contato com o solo, meio que facilita o ataque de pragas e doenças, como lagartas, fungos e bactérias, além de manchas brancas. Por isso de suporte a planta para trepar.

Se vc. tem problemas (como nos aqui) com os caramujos africanos, tem que prestar atenção redobrada inicialmente, já que o menor dos caramujos pode destruir todas as mudinhas numa noite só.

IRRIGAÇÃO - o cultivo de melão necessita ser irrigado com frequência, mas deve ser feito até três dias antes da colheita para aumentar os açúcares nos frutos. Tenta não molhar as folhas ao irrigar para evitar a proliferação de fungos nelas.

POLINIZAÇÃO - o meloeiro se multiplica pela reprodução cruzada, tarefa bem executada pelas abelhas quando saem em busca de néctar das flores. No vôo, de um lado para o outro, os insetos carregam pólen de uma planta para outra.

PRODUÇÃO - os frutos estão prontos em aproximadamente 80 dias após o plantio, dependendo do clima.

BOA SORTE E CONTE COM A GENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário