quinta-feira, 25 de março de 2010

Rabanete MUNSCHEN

Munschen

Plantar as sementes separadamente, no lugar definitivo, e a uma profundidade de 1,3 milimetros. O solo deve ser fino e rico em materia organica. Colhas as raizes em forma normal se desea os rabanetes, ou deixe eles avanzar a producao de sementes se deseja consumir os frutos.

TEMPO desde a semeadura ate a colheita: 12 semanas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

EPIPHYLLUMS

circus_circus

EPIPHYLLUM: Plantação e Cuidados

* As estaquias não devem ser plantadas de imediato após de cortadas. Devem secar em um lugar fresco de uma duas semanas antes de plantar. (NOTA: NOSSAS ESTAQUIAS DEVEM SER PLANTADAS DE IMEDIATO, JÁ ESTAO CURADAS)

* Plantar a estaquia numa profundidade de 5 cms, em um vaso apropriado.

* A terra deve ser leve. Se for possível misturar 1/3 perlite, e 1/3 casca pequena.

* Não molhar durante 1 semana e então de início a rega cuidadosamente. Seja mesquinho com água a este ponto. A drenagem é extremamente importante, coloque pedras de argila no fundo do vaso, para ter drenagem perfeita. A água de excesso deve escorrer rapidamente evitar o apodrecimento.

* Uma vez que você começou rega, nunca os deixa secar completamente.

* Quando plantas não estão em flor, e bom molhar a planta toda ao regar. Quando em flor, coloque cuidadosamente água no recipiente para evitar danos as flores.

* Condições de Semi-Sombra com a luz do sol filtrada e movimento bom de ar são ideais. O sol de manhã está OK, mas o sol da tarde nunca deve dar direto nas plantas

* Você não deverá fertilizar durante os primeiros nove meses. Usando uma boa terra orgânica leve, a planta terá nutrientes suficientes. Depois de isso, fertilizar mensalmente com um fertilizante equilibrado como 10-10-10. Na primeira primavera fertilize com 0-10-10 ou 2-10-10. Isto promoverá crescimento de brotos e finalmente flores. Não fertilize no inverno, especialmente em climas frios.

Depois que sua planta terminou a inflorescência então fertiliza mais uma vez com um fertilizante equilibrado, 10-10-10, ou 8-8-8, etc.

* Observe a existência de caracóis, lesmas e pulgões. Controle estas pragas com seja necessário para ter as plantas saudáveis.

* Alguns epiphyllums mostraram novo crescimento em alguns meses. Outros talvez tomem mais longo tempo. Alguns talvez tenham flores depois que um ano de crescimento enquanto a maioria tomará de dois ou três anos. Seja paciente e goze da beleza e esplendor de seu crescimento.

domingo, 14 de março de 2010

CHIA – SALVIA HISPANICA

chia-l

A chia (Salvia hispanica L.) é uma pequena semente de forma oval (2 mm de comprimento) e é um super-alimento antiquíssimo de cor acastanhada clara e oriunda da Colômbia e México, onde a sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos Índios indígenas do sudoeste da América.

Chia é a palavra Maia para designar força. As sementes eram utilizadas por estas culturas como alimento de mega-energia. Os mexicanos costumam dizer que uma colher das sementes é o suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas. E isto tudo porque elas possuem cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que as bananas, três vezes mais anti-oxidantes que as famosas uvas-do-monte, três vezes mais ferro que o espinafre. São uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contêm mais ómega 3 que a linhaça.

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica é momentaneamente redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça de tal modo que os pássaros a ingerem com mais apetite.
A chia contém não menos do que 23 % de ácidos gordos poli insaturados, dos quais 18 % sob forma de ácido linoleico. Com isso é a semente com o mais alto teor de ácidos gordos ómega-3 no mundo vegetal. Os ácidos gordos omega-3 são ácidos gordos absolutamente indispensáveis para o Homem e para os animais; entre outros aumentam a resistência contra doenças e têm propriedades anti inflamatórias. Além disso o óleo da chia é rico em antioxidantes naturais (e.o. ácido clorogénico e ácido cafeico). Assim, o óleo da chia tem uma forte actividade antioxidante e impede a oxidação das gorduras (= ranço). Isto explica a razão pela qual os ácidos gordos omega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.
A chia é também uma boa fonte de proteínas de alta qualidade com um excelente padrão de aminoácidos. Também é rica em minerais (e.o. 0,65 % de cálcio, um valor muito mais alto do que na maior parte das outras sementes).

As sementes de Salvia hispanica germinam normalmente em 10 a 14 dias. Precisam de luz para germinar (coloque-as na superfície sem enterrar). Se recomenda o uso de GA3 para obter uma germinação mais uniforme.

Use substrato ou solo fino, leve e bem arejado. Temperatura ideal 20-25°C.

El transplante ao lugar definitivo, de preferência com bastante sol, pode ser feito quando as plantinhas tem entre 7 a 10 cm.

As plantas podem ser cultivadas em vasos, já que alcançam uma altura de 1 metro unicamente.

A Salvia hispanica é uma planta anual que cresce ate 1 m. Suporta frio intenso. Suas flores são hermafroditas (tem órgãos tanto masculinos e femininos).

A planta prefere solos leves a médios e exige terrenos bem drenados. Não e exigente em matéria de solos, mas não pode crescer na sombra, ele exige terra mais seca do que muito úmida.

SEMENTES A VENDA PARA CULTIVO.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lucky Bamboo – Dracaena sandneriana

Dracaena-Sanderiana

COMO CUIDAR SEU BAMBU DA SORTE

Como qualquer outra planta, seu Lucky Bamboo necessitara de luz, água, e nutrientes sobreviver. Veja aqui algumas orientações que irão ajudar no melhor cuidado dele:

A LUZ: O Bambu da Sorte se da bem com níveis moderados de luz indireta. No mundo natural cresce na sombra densa sob o dossel da selva de áfrica equatorial. Luz direta -- tal como um peitoril de uma janela ensolarada -- é muito forte para ele. Na duvida é luz de menos de preferência a luz demais.

A ÁGUA: O Bambu da Sorte cresce muito bem em água, mas não gosta das sustâncias químicas – cloro e fluoreto, por nomear somente dois – presente nela maioria de água de torneira. Água filtrada ou água de chuva manterão seu Bambu da Sorte saudável mais longo. Se não tem aceso a água de chuva o filtrada deixe a água da torneira em um balde por 24 horas permitir as sustâncias químicas se dispersar.

Vigie o nível de água no recipiente do Bambu, e cada semana mais ou menos, esvazie toda a água e encha novamente o recipiente com água fresca.

O Bambu da sorte plantado em terra deve ser mantido levemente úmido, não encharcado. Não permita que seque completamente.

OS NUTRIENTES: Bambu da Sorte é bastante forte, e freqüentemente cresce bem durante anos somente em água pura, mas pode necessitar algum tipo de “comida” eventualmente.

O melhor tempo para alimentar seu Bambu da Sorte é quando muda a água. Somente adicione um par de gotas de fertilizante de plantas de aquários à água que você usa para encher novamente o recipiente. Você também pode usar uma solução muito diluída de uma fertilizante liquido normal de plantas, usando 1/10 da dosagem recomendado (isto é, se diz 10 gotas por litro, uso só 1 gota por litro para seu Bambu). Se plantado em terra, pode usar uma solução mais forte.

Não alimente cada vez você mude a água! Cada 2 meses—ou mais - é freqüentemente suficiente.

COMO CURVAR SEU “LUCKY BAMBOO”

As hastes de bambu afortunadas são naturalmente retas. Se você quer curvas, você tem que incentivá-las manipulando a posição da planta relativo a sua fonte luminosa. Para fazer isso, você precisará de colocar sua planta onde não há muita luz total, mas com uma fonte luminosa forte de um lado (lembre se de não colocar sua planta na luz solar direta!). Mesmo melhore, corte a extremidade de um lado de uma caixa de cartão maior do que seu arranjo, e ajuste-o sobre ele de maneira que o lado aberto aponte para uma janela e outros três lados e a parte superior estejam protegidos da luz. Após um tempo você observará que as hastes começarão a girar ou se dobrar para a luz. Uma vez que tenha uma curvatura definitiva, gire a planta ligeiramente e ela se manterá crescendo para a luz, e se você manter os giros o você terá uma haste de espiralamento.

Temperatura: O “Lucky Bamboo” gosta de umas temperaturas mais mornas entre de 20º e 30º. Não coloque as plantas na frente dos respiradouros do ar condicionado!

Meios do Cultivo: Além da água, o “Lucky Bamboo”pode ser cultivado em um solo bem-drenado, rico em humus. Mantenha o solo húmido, mas não embebendo.

Fertilizante: As plantas cultivadas em água necessitarão somente ser fertilizadas cada outro mês ou assim, usando um fertilizante líquido muito fraco. Uma única gota do fertilizante líquido é abundância para a maioria de arranjos de seu bambu da sorte.

Problemas: Se uma planta desenvolver raízes pretas, estas devem ser cortadas . As folhas seca nunca devem ser permitidas dentro da água já que podem introduzir bactérias. Pratique a higiene da água mudando ela cada semana com mineral.

Pontas das folhas de cor marrom: o fluoreto na água, ou o ar estão demasiado secos. Tente mudas para água destilada ou filtrada se você tem usado água da torneira. Se você tem usado um fertilizante (não demasiado freqüentemente, espero!), mude a água e não fertilize por vários meses. A baixa umidade pode igualmente fazer com que as pontas da folha fiquem de cor marrom; lembre se que esta é uma planta tropical, ela gosta de umidade elevada. Se seu clima e seco, borrifique as mudas varias vezes por dia.

Folhas que viram amarelas: demasiada luz ou demasiado fertilizante. Mude a água imediatamente, mova o recipiente mais da luz, e não o alimente de todo por diversos meses. –

Hastes amarelos na parte inferior: demasiado fertilizante. Mude a água e não a fertilize, e terá uma possibilidade pequena da planta se recuperar. Você pode igualmente eliminar a parte de acima das hastes (acima da parte amarela) e enraizar as partes superiores.

Insetos (ou larvas na água ou pontos brancos nas hastes): remova as hastes do recipiente e embeba-as na água ensaboada (o detergente regular de pratos é muito bom, mas algumas gotas são bastante), a seguir limpe cada haste e enxágüe-o bem. Lave o recipiente e as rochas ou os mármores, e então substitua as hastes e adicione a água fresca. –

Algas que crescem na água: demasiados luz e/ou fertilizante. Um recipiente opaco é melhor se você está usando fertilizante. Lave tudo (hastes da planta, recipiente, rochas) e comece-o sobre com agua potável. Mantenha os recipientes de vidro longe das posições brilhantes.

COMO FAZER MUDAS.

Quando seus bambus comecem a ficar demasiado altos, você poderá cortar cada haste uns 3 centímetros acima de um dos nós . Burrifique (molhe em forma de bruma) as partes superiores das hastes com água pode incentivar o crescimento novo - mas espere alguns dias antes de colocar as hastes em água, a superfície de corte tem que ter a possibilidade de dessecar-se primeiramente.

O uso de pó de enraizamento ( hormônio de enraizamento ajudara.

MUITA SORTE COM SEUS BAMBUS DA SORTE!!

Uva do Mar – Sea Grape – Coccoloba uvifera

coccoloba_uvifera3

Familia: Polygonaceae

Uma das arvores mais fáceis de cultivar. Cresce em solos arenosos (mas também em outros tipos de solos) e não e exigente em irrigação, suporta períodos de estiagem, ventos fortes e sol escaldante.

Sua germinação e SUPER FACIL, sendo que e normal encontrar mudas nascendo em forma selvagem abaixo dos pés de esta arvore nas praias do Caribe ou de Miami.

Sugerimos deixar as sementes em molho por 24 horas para facilitar ainda mais a germinação. Pode ser plantada em vasinhos (aceita transplantes) ou no lugar definitivo.

Molhar regularmente ate a muda estar bem estabelecida, sem duvida ajudara a seu desenvolvimento.

Na beira das praias dificilmente alcance porte de arvore, e normalmente e apenas uma arvoreta em forma de moita, mas cultivada longe das condições extremas do mar, e sem duvida uma belíssima arvore muito apreciada em paisagismo pela resistência e aparência tropical.

USOS:

A uvas são comestíveis ao natural ou na forma de geléias, doces ou vinhos. No caribe, a madeira e fervida para obter uma tintura de cor vermelha. Tambem e usada medicinalmente: as raízes para tratar a disenteria e uma preparação da cortiça para dores de garganta. A madeira e nobre e utilizada para fazer moveis finos.